REPUBLICANOS DE GURUPI NÃO SE DEFINE
Uma informação que pode ser sintomática foi trazida pelo portal Atitude, de Gurupi. É que o Republicanos na cidade reuniu os pré-candidatos a vereador, mas, ao contrário do que se esperava, preferiu ainda não anunciar quem vai apoiar para prefeito. Em tese, o partido do governador Wanderlei Barbosa vai acompanhar a pré-candidatura do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), que é o nome do vice-governador Laurez Moreira (PDT) para a disputa. Contudo, a sigla pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que não se decidiu ainda com quem caminhará. Segundo o portal gurupiense, o presidente municipal da legenda de Wanderlei, Edinho Fernandes, solicitou que os pré-candidatos a vereador aguardem enquanto o partido decide sua posição.
NA CONTA DE IRAJÁ, NÃO DO PALÁCIO
Um dos entraves trazidos pelo Atitude é o fato de Fortes ser filiado ao PSD, partido do senador Irajá, inimigo figadal do governador. À coluna, há palaciano que lembra que, ao final das eleições, se eleito, Fortes não será contado como prefeito do governo, mas de Irajá. E, disse, incomoda.
WANDERLEI COBRA HOSPITAL DE PALMAS
No lançamento da campanha de trânsito Maio Amarelo, na manhã de terça-feira, 30, em seu discurso, o governador Wanderlei cobrou a construção do hospital municipal de Palmas. “A UPA hoje é um ambiente apenas de passagem para os pacientes serem transferidos para o HGP. Eu preciso que todos os entes federativos façam a sua parte. É isto não vem ocorrendo por parte da prefeitura municipal”, reclamou Wanderlei, muito aplaudido, com exceção, claro, do secretário municipal de Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, Agostinho Araújo Rodrigues Júnior, e demais servidores que o acompanhavam.
EX-LIDER CRITICA PREFEITA CINTHIA
Ex-líder da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e agora membro da “bancada da Janad” na Câmara, o vereador Clayzer Magono Duarte, o Nego do Palácio (ex-PDT e hoje PL), foi com gás na sessão dessa quinta-feira, 2, para cima da gestão que tinha a função defender até recentemente. “Recebi uma notícia que me deixou muito triste: a forma como o Poder Executivo desta cidade trata as pessoas que não comungam muitas vezes da forma deles pensarem”, afirmou na tribuna. Ele contou que se referia a uma suposta retaliação do Paço a um evento que ocorre na região sul há 28 anos. “As pessoas que estão à frente da administração de Palmas hoje, em especial a prefeita Cinthia Ribeiro, nem mesmo residiam aqui em Palmas, e aquele evento já acontecia”, lembrou, numa referência ao Congresso de Missões das Assembleias de Deus na Capital (Comadec).
NEGOU GINÁSIO POR POLÍTICA
Segundo Nego, a prefeitura, “por meras condições políticas”, não permitiu que o evento ocorresse este ano no Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, como sempre foi feito. Isso porque, afirmou o vereador, o responsável pelo congresso, o pastor e cantor Glayson Soares, é pré-candidato a vereador e não vai acompanhar a opção eleitoral de Cinthia. “Nós temos que deixar claro para a prefeita que ela não é dona da cidade, não. A cidade pertence aos palmenses”, disse o parlamentar. Ele defendeu que “50% da população palmense é evangélica” e que o Comadec traz para a Capital “gente dos quatro cantos do Tocantins”. “Temos que entender que os espaços públicos ultrapassam a questão política e pessoal, mas a prefeita acha que é dona de tudo”, reforçou.
MENTE QUE É CRENTE, MENTE QUE É PASTOR
Quem bateu pesado para fazer coro com Nego foi o veterano Jucelino Rodrigues (PL), outro ilustre membro da “bancada da Janad”. Ele disse que a prefeita não quis ceder o ginásio para o evento porque Glayson “era do gabinete do marido dela [deputado estadual Eduardo Mantoan, PSDB], que fala que é pastor; ela fala que é crente. Então, por um capricho — que ela é caprichosa, para perseguir os outros –, ela disse: ‘não vou atender ele lá e não vou atender os evangélicos'”, especulou, para disparar em seguida: “Ela é mestre em perseguir famílias, filho de político, filha de político e os companheiros evangélicos. Mesmo assim, mente que é crente e ele, o marido, mente que é pastor”.
GERMANA NO IMPUP
A arquiteta e professora da UFT Germana Pires Coriolano, que deixou a vice-presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) foi nomeada pela prefeita Cinthia como presidente do Instituto Municipal de Planejamento de Palmas (Impup), a partir de terça-feira, 30.
AÇÕES DE CAMPANHA
Na manhã de terça-feira, o pré-candidato a vereador pastor Claudemir Lopes (PL) se reuniu com a pré-candidata a prefeita de Palmas pelo PL, deputada estadual Janad Valcari, para alinhar ações da pré-campanha. Ele contou que saiu animado da conversa.
NOTA DE REPÚDIO DO SINDJOR
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) emitiu nota de repúdio ao tratamento recebido pela colega Rozineide Gonçalves, proprietária do jornal Mapa da Notícia, em Palmeirópolis. Segundo a nota da entidade, no último fim de semana, enquanto fazia cobertura do show do cantor Evoney Fernandes, a profissional teria sido retirada à força do local, supostamente a pedido do chefe da equipe de segurança, sem qualquer justificativa. “Reiteramos que os profissionais jornalistas são acostumados a ser convidados a estar nos camarim e bastidores pra fazer cobertura do eventos e entrevistas com cantores, e esse tipo de comportamento é incompatível com aqueles que trabalham próximos a quem tem vida pública. Exigimos respeito aos profissionais”, afirma o Sindjor.