A Prefeitura de Palmas anunciou na noite desta terça-feira, 14, ter alcançado notas máximas nos três indicadores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN): Endividamento, Poupança e Liquidez. O desempenho tem como base a prestação de contas de 2023. A chamada capacidade de pagamento (Capag) é fundamental, pois torna o ente elegível a obter garantia da União em operações de crédito. Entre as capitais, apenas Rio Branco (AC), Vitória (ES) e São Luís (MA) também conseguiram o triplo A.
DEMONSTRA EXCELÊNCIA
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) destacou os impactos positivos do bom desempenho junto à STN. “A nota Triplo A possibilita ao município acessar um grande volume de recursos financeiros via financiamento e torna Palmas apta a receber mais recursos do governo federal. […] Esse resultado demonstra a excelência da nossa gestão orçamentária e a saúde financeira da prefeitura, que nos permite ampliar e melhorar o serviço público”, defendeu. A gestora vê como resultado os R$ 400 milhões de investimentos que a Capital receberá por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
NOTA B EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO
A Capital comemora o triplo A junto à STN após registrar uma queda no Capag em dezembro de 2023, quando desceu para o nível B. Na época, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber, emitiu nota para esclarecer que a atualização da nota foi resultado de uma mudança nos critérios de desempenho no indicador sobre poupança corrente. Neste quesito, Palmas registrou índice de 88,3% quando a a STN passou a exigir estar abaixo da faixa de 85% para garantir a nota A. Antes, o corte exigido era abaixo de 90%. Seis meses depois, o município atingiu o novo critério ao registrar 84,96% de índice na poupança corrente.
Confira a capacidade de pagamento da Capital junto à Secretaria do Tesouro Nacional: