CONFIANÇA…
O projeto de reeleição do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), não é obra do acaso. Nos bastidores da Assembleia, seus colegas deputados apontam dois motivos que vão garantir outro mandato a ele. O primeiro é a confiança da maioria dos parlamentares. Segundo esses seus colegas, Amélio foi conquistando os colegas ao longo desses dois anos, o que lhe assegura agora os votos necessários para buscar mais um biênio no comando do Legislativo.
…E GOVERNABILIDADE…
Em outra frente, dizem, o presidente garantiu tranquilidade ao Palácio com a aprovação de medidas consideradas estratégicas e necessárias pelo governo — caso das polêmicas Reforma da Previdência e do Fundo Estadual de Transporte (FET). Ou seja, afirmam deputados à coluna, com Amélio à frente da Casa, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem governabilidade assegurada e pode percorrer o Estado, sem preocupação com solavancos imprevistos.
…E LEALDADE
Além disso, os parlamentares destacam a lealdade de Amélio a Wanderlei, o que consideram fundamental para este período eleitoral que está começando. Destacam que, ao contrário de alguns outros importantes líderes, o presidente da Assembleia estará em todos os principais palanques governistas definidos por Wanderlei.
VICE É DE ALEXANDRE GUIMARÃES
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), negou à coluna qualquer possibilidade de mudar o acordo que prevê que o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) vai indicar seu vice. “Temos compromisso com o deputado Alexandre Guimarães. Ele indicará o vice. Isso não tem mudança. A parceria é sólida”, avisou a quem interessar possa. Como a coluna informou nessa quarta-feira, 22, a especulação que toma conta da cidade é de que o ex-deputado federal Tiago Dimas, presidente regional do Podemos), poderia ser uma opção para a vaga. Mas, pela fala de Wagner à coluna, parece cristalizado que seu vice será mesmo o presidente da ATR, Israel Guimarães (MDB), irmão de Alexandre.
PODEMOS VAI À LUTA
Contudo, testemunhas contaram à coluna que Tiago Dimas disse no evento do Podemos, na segunda-feira, 20, com a presidente nacional da sigla, Renata Abreu, que o partido “vai lutar” para ter a vaga de vice em Araguaína.
PRESTIGIADO
Por falar nela, quem mostrou muito prestígio com a presidente nacional do Podemos foi Júnior Luiz. Renata Abreu ressaltou sua amizade e de seu pai, Zé de Abreu, com o jovem tocantinense, que Renata afirmou ser um quadro histórico do partido e que é o “olho” da presidente nacional no Tocantins para as questões partidárias.
PELO ESTADO DE OLHO EM 2026
O empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo (Podemos) vai percorrer o Estado nas eleições municipais deste ano, ajudando seus aliados nos municípios e também pavimentando seu caminho para 2026. Dentro de dois anos, Luxemburgo pretende concorrer ao Senado, o que não foi possível em 2022, quando sua vaga pelo PSB lhe foi tirada no dia da convenção do partido.
GOMES TAMBÉM VAI SE LICENCIAR
Além dos deputados federais Vicentinho Júnior (Progressistas) e Eli Borges (PL), quem também deve se licenciar do Congresso para ajudar seus companheiros nas eleições municipais é o senador Eduardo Gomes, presidente regional do PL. Em seu lugar assumirá o suplente Ogari Pacheco (UB).
CONTA E CONFIA NO APOIO DO GOVERNADOR
O pré-candidato a prefeito em Palmeirópolis pelo Republicanos, Wlisses Barros, nega ter assediado o governador Wanderlei Barbosa na agenda que ele cumpriu na cidade na terça-feira, 21, como afirmou à coluna quem participou do evento. “Tenho a dizer que da nossa parte não ocorreu isso. Tenho um grande carinho pelo governador, ao qual nós apoiamos nas eleições passadas e demos uma excelente votação a ele”, afirmou Wlisses. Ele disse que conta e confia no apoio do governo à sua pré-candidatura. “Pois acredito muito nessa parceria para os próximos anos em benefício da nossa cidade”, afirmou.
3ª VIA SE UNE EM PONTE ALTA DO TO
O pré-candidato a prefeito de Ponte Alta do Tocantins Kedson Alves (Progressistas) — na foto, à dir. — recebeu o apoio do empresário Rodrigo JR (Agir), que também estava na disputa pelo Paço e agora vai ocupar a vaga de vice. A dupla formou a terceira via na cidade, numa corrida que conta com o vereador Taquara (Republicanos) — pré-candidato do prefeito Kleber do Sacolão (Republicanos), já reeleito em 2020 –, com a vice-prefeita Juliana Gastaldi (UB) e Dr. Volnei Aires (PRD).
ANDRADE LANÇA PRÉ-CANDIDATURA NO SÁBADO…
A pré-candidatura a prefeito do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) será lançada no sábado, 25, às 19 horas, na quadra poliesportiva do setor Nova Capital, num evento chamado Encontro dos Amigos de Porto Nacional, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do vice-governador Laurez Moreira (PDT), dos senadores Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL), dos deputados federais Vicentinho Júnior (Progressistas) e Lázaro Botelho (Progressistas), e outros líderes aliados. O vice da chapa será o vereador Soares Filho (Progressistas).
…E CÉLIO MOURA NO DOMINGO
E no domingo, 26, das 14 às 18 horas, no salão de eventos da Vidraçaria Nacional, será a vez do lançamento da pré-candidatura a prefeito de Araguaína do ex-deputado federal Célio Moura (PT), com a jornalista Silene Borges (Rede) de vice.