DISCUSSÃO EXTEMPORÂNEA
O presidente regional do Podemos, ex-deputado federal Tiago Dimas, avaliou à coluna que a discussão sobre formação de chapa majoritária em Araguaína neste momento “é extemporânea”, mas afirmou entender que “é natural que vários nomes sejam cogitados”. Como a coluna afirmou nesta semana, Tiago é colocado entre as possibilidades de vice nas rodas de política da cidade, mas isso foi descartado pelo próprio prefeito Wagner Rodrigues (UB), que classificou de “sólido” o acordo que tem com o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), que deve indicar o nome para a vaga.
O MOMENTO ADEQUADO
Porém, Tiago Dimas disse à coluna que o Podemos “não participou de nenhum acordo de definição” e ressaltou que “as convenções partidárias, em conjunto com todas as legendas aliadas, será o momento adequado para tal definição”.
QUER MESMO A VAGA
O presidente do Podemos não afirmou textualmente, mas as entrelinhas deixa claro que o partido quer mesmo a vaga de vice de Wagner.
GEO TERÁ QUE CONVENCER A BASE
Vereadores da base da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), defenderam à coluna que o pré-candidato dela na corrida sucessória, o deputado estadual Júnior Geo (PSDB), terá que fazer um intenso e eficaz trabalho de convencimento se quiser mesmo contar com o apoio dos parlamentares governistas. Segundo levantamento deles próprios, dos dez vereadores que dizem formar a base do Paço, 5 são do PSDB de Cinthia, 1 do PSB de Carlos Amastha, 1 do PT e 3 do Republicanos do governador Wanderlei Barbosa. “Por essa leitura, já se vê que o Geo não tem a base”, pontuou um parlamentar governista. Para eles, inclusive, o trabalho de convencimento precisa começar pelo próprio partido de Geo e Cinthia, o PSDB.
AINDA SEM LÍDER
Na Assembleia, o governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) continua sem um líder formal desde a destituição de Eduardo do Dertins (Cidadania) da função. Os mediadores entre Palácio e Legislativo dizem que o assunto não tem data para ser resolvido, mas que não vai demorar. Na Casa, o que se fala é que o papel de líder, quando precisa solucionar demandas, tem sido exercido pelo próprio presidente Amélio Cayres (Republicanos) ou pelo deputado Léo Barbosa (Republicanos).
APOSTA AINDA É EM MARCUS
As apostas maiores para a vaga de líder do governo ainda recaem sobre o deputado Marcus Marcelo (PL).
SEM CONSENSO
Outra indefinição atinga é a do titular da nova Secretaria Estadual da Igualdade Racial. A pasta foi criada no início do ano, mas permanece sem comando. O que se fala a respeito é que os nomes apresentados pela esquerda não agradaram — a vaga, a princípio, deve ser preenchida pelo PT –, porque não há consenso e vários grupos digladiam internamente pelo posto. E os nomes próximos do Palácio não têm proximidade com o Ministério da Igualdade Racial. Além disso, dizem que o governo se assustou com as notas de repúdio contra a prefeita Cinthia Ribeiro pela nomeação da educadora Cleizenir Divina dos Santos para comandar a nova Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial. Assim, está tudo congelado.
AMASTHA E O VEIO DA HAVAN
O pré-candidato do PSB a prefeito de Palmas, Carlos Amastha, postou em suas redes sociais nessa quinta-feira, 23, um vídeo ao lado do empresário Luciano Hang, o “Veio da Havan”, para lembrar que foi sua gestão que trouxe a empresa para Palmas. No post, Amastha insiste para que uma unidade da loja seja aberta em Taquaralto. Hang agradeceu o ex-prefeito por convencê-lo a vir para a Capital e diz que hoje é uma das lojas que mais vendem no Brasil. Segundo Amastha, Hang estará em Palmas nos próximos dias e o ex-gestor avisou que vai levar o empresário para conhecer Taquaralto.
MÁRCIO CAPIVARA FAZ CONSELHO DE COMUNIDADES
O pré-candidato a prefeito de Santa Fé do Araguaia Márcio Gomes dos Santos, o Márcio Capivara (Republicanos), avaliou que ganhou força com a composição de um conselho representativo de diversas comunidades do município. Participam personalidades importantes como quilombolas, ribeirinhos, indígenas, religiosos, agropecuaristas, jovens e outros. “Essas pessoas vão levantar as demandas para um diagnóstico socioeconômico, e assim saberemos qual é a chave do sucesso para levar Santa Fé para um próximo nível. Isso será transformado em proposta, a ser apresentada no período oficial da campanha”, defendeu. Márcio Capivara Márcio aposta também na parceria com o governador Wanderlei Barbosa e com a deputada estadual Vanda Monteiro (União Brasil) para ter sucesso nestas campanhas.
JUSTA HOMENAGEM
Entre os homenageados pela Assembleia nessa quinta-feira, 23, pelos 35 anos de Palmas, estava o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Braga, indicado pelo deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB). No discurso, Braga lembrou do papel do governador do recém-criado Tocantins, Siqueira Campos, na implantação da cidade. Contou sobre a criação da Fundação Estadual Santa Rita de Cássia, ligada ao governo estadual e da qual foi diretor-executivo, e ainda da influência da então primeira-dama do Estado, Aureny Siqueira Campos, nas ações de assistência social. Carlos Braga foi deputado estadual e vereador de Palmas, tendo presidido a Câmara. Tem uma grande e importante história com a nossa Capital. Uma justa homenagem.
ADVERSÁRIOS COMEMORAM
Sobre a operação tardia da Polícia Federal desta sexta-feira, 24, que investiga os prejuízos do PreviPalmas por aplicações em fundos podres — cinco anos depois de encerrada a CPI da Câmara –, há comemorações de adversários políticos dos alvos em Palmas e Araguaína. Na Capital, porque o ex-prefeito Carlos Amastha é pré-candidato a voltar ao comando do Paço; e em Araguaína, onde o ex-presidente do PreviPalmas Max Fleury é pré-candidato a vereador e homem forte do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), hoje um dos mais importantes aliados do prefeito Wagner Rodrigues.