GOVERNISTAS DIZEM QUE CELSO FOI PARA O CONFRONTAR
Em meio aos governistas que estiveram presentes na inauguração do prédio da Adapec em Paraíso há os que avaliam que o prefeito Celso Morais (MDB) teria ido ao evento preparado para o confronto, inclusive, com claque para provocar o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) durante toda a fala dele, com xingamentos e apelidos jocosos. Para eles, a falha do parlamentar foi ter caído na provocação. Com isso, dizem esses governistas, Celso teria conseguido tirar todos os holofotes do evento do ex-secretário da Governadoria e seu principal adversário destas eleições, o ex-deputado Osires Damaso (Republicanos), na sua última agenda como membro do alto escalão do Palácio.
FOI INFELIZ
No entanto, líderes diversos que estiveram presentes avaliaram à coluna que Nilton foi “infeliz” na fala, ainda que admitam que houve provocação da claque de Celso. E apontam que o próprio discurso do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, mesmo sem citá-lo, fez uma censura clara ao deputado, o que, defendem, por si só, mostra que Nilton não foi bem e fez de vítima não só Celso, mas seu companheiro político Damaso, que nada teve a ver com a confusão toda e tem se pautado pelo respeito ao adversário na sua pré-campanha.
ELOGIOS DE TODOS A WANDERLEI
De toda forma, elogios de lado a lado — inclusive do grupo do prefeito de Paraíso — à postura do governador Wanderlei, que, no discurso, ressaltou que é amigo de Celso, respeita as representações municipais e defendeu uma campanha sem ódio. Inclusive, o presidente da ATM, Diogo Borges, que, na nota em que se solidarizou com o prefeito, enalteceu “o espírito pacificador do governador Wanderlei Barbosa”. Não é à toa que o governador tem uma das maiores popularidades entre seus colegas que comandam os demais Estados.
VAI DAR BO
Por sua vez, o deputado Nilton Franco se diz vítima também e garante que não criticou pessoalmente o prefeito, apenas se referiu a uma emenda sua que não foi executada pela gestão. O parlamentar avisou à Coluna do CT que vai registrar Boletim de Ocorrência contra Celso e o vereador João Camargo (MDB), sob a acusação de que o teriam ameaçado.
MILTON É O NOME DE WANDERLEI PARA MAJORITÁRIA
O ex-vereador Milton Neris deixou a secretaria executiva de Indústria, Comércio e Serviços para ficar à disposição do Republicanos para a composição da majoritária em Palmas. Milton é homem da mais estrita confiança do governador Wanderlei. Ou seja, se o Palácio optar mesmo pela pré-candidatura de Janad Valcari (PL), o ex-vereador será o vice.
ATOS CONTINUARÁ NO GOVERNO
Com isso, o secretário executivo do Esporte e Juventude, Atos Gomes, que era cotado para a vaga de vice, está fora das eleições deste ano. Até porque ele permanecerá no governo, e vai responder interinamente pela titularidade da pasta.
O POSSÍVEL VICE DE JORGE
O ex-deputado estadual Elenil da Penha (Progressistas) deixou o comando do Esporte e Juventude e pode ser candidato a vice do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) em Araguaína. Outro nome cotado para essa vaga de companheiro de chapa de Jorge é o ex-vice-governador Paulo Sidnei (PDT). Contudo, a conversa é que Elenil estaria mais fortalecido para a majoritária da oposição por lá.
O POSSÍVEL VICE DE WAGNER
Do outro lado da disputa em Araguaína, quem também deixou a gestão Wanderlei foi o presidente da Agência de Regulação (ATR), Israel Guimarães (MDB). Ele deve ser indicado pelo irmão, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), para vice do prefeito Wagner Rodrigues (UB). Só lembrando que o Podemos, do ex-deputado federal Tiago Dimas, também quer essa vaga, ainda que o prefeito já tenha dito à coluna que o acordo com Guimarães está consolidado.
ELI NO GT DA REGULAMENTAÇÃO DAS REDES
Um tocantinense faz parte do grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para analisar e debater o PL 2630/20, que trata da regulamentação das redes sociais no país. É o deputado federal Eli Borges (PL), que é pastor e bolsonarista. O grupo é formado por 20 parlamentares e, segundo Lira, em 90 dias concluirá o trabalho.
JARDEL LANÇA PRÉ-CANDIDATURA
O ex-vereador Jardel Rocha (MDB) lançará sua pré-candidatura a prefeito de Xambioá nesta sexta-feira, 7, às 17h30, na Pousada Suíte. Estão confirmadas as presenças do vice-governador Laurez Moreira (PDT), do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e dos estaduais Eduardo do Dertins (Cidadania), Winston Gomes (PSD) e Gipão (PL), além do ex-deputado estadual Raimundo Palito.