Foi aberta nesta quinta-feira, 6 junho, a mostra fotográfica “Transformando memórias em inspirações”, que retrata, em 78 fotos, os 35 anos do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Essa é uma expressão artística que convida a todos a mergulharem na jornada institucional da Corte, que ao longo dessas três décadas e meia, vem se dedicando à defesa dos princípios fundamentais da administração pública: transparência, eficiência e responsabilidade.
A primeira visitação guiada contou com a presença de todos os membros da Corte e também convidados especiais, como os presidentes do Tribunais de Contas de Portugal e Angola, juiz conselheiro José F. F. Tavares e Sebastião Domingos Gunza, respectivamente.
Curador da mostra, o arquiteto Kaio Vilanova destacou que foi gratificante participar desse projeto que conta a história desde a posse do primeiro conselheiro Antônio Gonçalves até os dias atuais com o conselheiro presidente André Matos, “relatando fatos importantes como a construção dos prédios e outros momentos marcantes. Agradeço a oportunidade de fazer parte dessa mostra”, afirmou.
Idealizador da exposição, o conselheiro decano do TCETO, José Wagner Praxedes, relatou que a ideia surgiu após a realização do primeiro evento em comemoração aos 35 anos. “É um registro vivo da nossa história que foi construído por várias mãos e hoje estamos inaugurando com muita alegria”, pontuou. O presidente André Matos fez questão de ressaltar que a mostra está aberta à comunidade. “É um prazer receber todos os tocantinenses. Conhecer de onde viemos, norteia o nosso futuro”.
Mostra em frases
Conselheiro Severiano Costandrade (TCETO): “…através dessa mostra, demonstramos claramente que o Tribunal de Contas tem uma história, que pra chegar onde nós chegamos, muitas pessoas juntaram as mãos e desenvolveram as atividades e construíram esse tribunal”.
Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho (TCETO): “…nós estamos vivendo e os registros são importantes para as gerações futuras que vão saber sobre o Tribunal, o que aconteceu em cada momento. A ideia do conselheiro Wagner foi excelente”.
Conselheiro Alberto Sevilha (TCETO): “…muitas crianças e universitários fazem pesquisas aqui. Imagina daqui a 50 anos, quanto vai ser importante essa história para sociedade. Revivi vários momentos olhando essa galeria de fotos.”
Conselheira Doris de Miranda Coutinho (TCETO): “…uma experiência maravilhosa, como se você estivesse entrando no túnel do tempo, rememorando as dificuldades, as vitórias que todos nós tivemos e o próprio desenvolvimento institucional.”
Conselheiro Manoel Pires dos Santos (TCETO): “…Parabéns ao conselheiro Wagner e ao presidente André pela mostra. Fiquei emocionado quando vi o cantinho de Miracema. É sempre muito bom poder reviver esses momentos da nossa história.”
Gilberto Pinto Monteiro Diniz, presidente do TCEMG: “…achei louvável a iniciativa dessa ação, de registrar em fotos momentos que marcaram a história dos 35 anos do TCE Tocantins. Quando possível nós devemos sempre marcar a história, porque ela é uma forma de comunhão do passado com as gerações vindouras.”
Sebastião Gunza, presidente do Tribunal de Contas de Angola: “…é um exemplo que nós da Angola vamos levar porque isso aqui, sim, se eterniza. Todo histórico do tribunal do ponto de vista das infraestruturas, humano e técnico que integravam e integram, pode ser conferido na mostra. Uma imagem vale mais que mil palavras.”
A mostra está no Memorial do TCETO, localizado no prédio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), ao lado do edifício sede da Corte. O horário de visita a partir desta sexta-feira, 7 de junho, será das 9h às 18h. Mais informações no telefone (63) 3232.5952. (Da assessoria de imprensa)
Fotos :Raimundo César / Ascom TCETO