Nesta quinta-feira, 6, a policial civil do Tocantins Naídes César Silva anunciou oficialmente sua licença temporária para se lançar como pré-candidata a vereadora em Palmas. O anúncio foi feito durante uma reunião com o presidente da Associação Brasileira de Peritos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL), PPF Régis, e a Diretoria do Instituto Nacional de Identificação, representada pelos PPFs Flávio e Erismar.
Eleita presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (FENAPPI) para o triênio 2023/2026, Naídes decidiu se afastar temporariamente de suas funções para se dedicar à campanha eleitoral. Durante seu mandato, a liderança da FENAPPI ficará sob a responsabilidade do PPF Paulo Ayran, ex-presidente da ABRAPOL.
Naídes possui trajetória na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins. Como Diretora do Instituto de Identificação, cargo que ocupou de 4 de janeiro de 2019 a 16 de janeiro de 2023, ela supervisionou mais de 412.747 atendimentos. Sua experiência como policial e gestora é vista como um diferencial na sua proposta de atuação parlamentar.