O Dia do Turista, comemorado em 13 de junho, é uma excelente oportunidade para celebrar as viagens e a descoberta de novos lugares. É importante que os turistas estejam bem-informados sobre seus direitos e adotem práticas que garantam experiências seguras e agradáveis. O Procon Tocantins, comprometido em proteger os consumidores, compartilha algumas dicas valiosas para que você possa aproveitar suas viagens sem preocupações.
Planeje a viagem com antecedência
Pesquise sobre o local de destino, os meios de transporte, a hospedagem e as principais atrações. Isso ajuda a evitar transtornos de última hora e a garantir melhor os bons preços e melhores condições. Sempre pesquise as empresas antes de fechar qualquer contrato.
Leia os contratos com atenção
Antes de fechar qualquer negócio, leia atentamente o contrato. Fique atento às cláusulas referentes a cancelamentos, reembolsos e possíveis multas. Guarde uma cópia do contrato e dos comprovantes de pagamento.
Cuidado com ofertas muito atraentes
Desconfie de ofertas com preços muito baixos. Promoções exageradas podem ser sinal de fraude ou golpe. Sempre verifique a reputação da empresa.
Verifique a regularidade da agência de viagem
Caso o consumidor opte por utilizar uma agência de viagem, verifique se a empresa está cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. Isso garante que a agência está legalmente apta para oferecer um serviço para o consumidor.
“Se durante a viagem, o consumidor se deparar com práticas abusivas, ou qualquer tipo de irregularidade, não hesite em registrar sua reclamação no Procon Tocantins. O órgão está disponível para auxiliar e orientar os consumidores”, explica o superintendente do Procon, Rafael Parente.
Caso haja alguma ocorrência o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio do Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia (63) 99216-6840. (Da assessoria de imprensa)