PREFEITOS TERIAM GARANTIA DE LEGENDA
O ex-governador Marcelo Miranda disse à coluna que não é verdade o que afirmaram os prefeitos de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite (Republicanos), e de Palmeiras, Júnior Noleto (UB), que não teriam garantia de legenda para disputar a reeleição pelo MDB. Marcelo, que presidiu o diretório regional até o final de maio, revelou que há um documento assinado por ele, pelo presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, e pelo hoje comandante do partido, deputado federal Alexandre Guimarães, que dá essa segurança aos prefeitos emedebistas.
VOTAÇÃO DE ALEXANDRE E DULCE
De acordo com o ex-governador, os municípios do Estado foram divididos entre os dois grupos conforme a votação de Alexandre e da ex-deputada federal e ex-primeira-dama do Tocantins, Dulce Miranda em 2022. Isto é, onde Alexandre teve mais votos, o MDB local ficou com ele; onde Dulce, ficou para ela e Marcelo. No caso de Aguiarnópolis e Palmeiras, o ex-governador disse que Dulce teve maior votação, portanto, o partido local ficou com o casal e as candidaturas dos prefeitos estavam asseguradas.
TENTOU CONVERSAR
Porém, Marcelo revelou que tentou conversar “por diversas vezes” com o prefeito de Aguiarnópolis, mas ele não o atendeu. O que o ex-governador afirmou é que Alexandre tem o direito de apoiar seu grupo na cidade desses prefeitos — como o deputado já havia dito à coluna. Marcelo citou o exemplo de Paraíso, onde o prefeito Celso Morais vai à reeleição pelo MDB, mas Alexandre apoiará a pré-candidatura de Osires Damaso (Republicanos), que tem em seu palanque o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), aliado do parlamentar araguainense.
ROBERVAL DEIXA GABINETE DE GEO
O estrategista político Roberval Marco deixou a chefia de gabinete do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Palmas, Júnior Geo (PSDB). Mais um episódio de uma pré-campanha que enfrenta solavancos: a dificuldade para conseguir partido, depois o PSDB demorando a reconhecer a filiação e sequer falando da pré-candidatura, a resistência dos aliados da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em abraçar o nome de Geo, e agora a saída de Roberval, braço direito do deputado.
BURRICE
No seu perfil do Instagram, nessa quinta-feira, 27, Roberval publicou um stories com a seguinte mensagem: “Burrice é tentar vencer uma eleição usando a mesma estratégia de uma campanha perdida”, animada pela música “Candidato caô caô”, de Bezerra da Silva. A postagem foi recebida como recado. Roberval e Geo são amigos há 16 anos e o estrategista estava liderando o gabinete do deputado desde o início deste mandato, em 2023.
VISGUEIRA CAI APÓS PESADO DISCURSO DE GABRIEL
O prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Kawê (PSB), exonerou nessa quinta-feira, 27, o secretário da Infraestrutura, Ronaldo Visgueira, alvo de um pesado discurso do vereador de oposição Gabriel Bezerra (MDB), na tribuna da Câmara, na terça-feira, 25. Após dizer ter recebido mensagem intimidadora de Visgueira, o parlamentar disse, entre outras coisas, que o agora ex-secretário está envolvido com corrupção e que o próprio admitiu à Polícia Federal, na Operação Dubai, ter lavado dinheiro para o ex-prefeito Heno Rodrigues e para o atual, Kawê. Para comandar a secretaria, o prefeito nomeou o policial da reserva Domingos Bezerra (que o vereador já adianta que não é parente dele).
FRED SODRÉ VOLTA SER OPÇÃO
Em Miracema, o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré, voltou a ser opção preferencial para vice da prefeita Camila Fernandes (Republicanos). A reviravolta se deu porque a Justiça Eleitoral reconheceu nessa quinta-feira, 27, que ele está mesmo filiado ao PSDB. Ele era do Progressista — partido aliado da oposição liderada por Ivory de Lira — e mudou para o PSDB. Contudo, o sistema da Justiça Eleitoral não o havia incluído no ninho tucano. O Ministério Público Eleitoral reconheceu a existência do erro e a Justiça acolheu esse entendimento. Assim, Fred volta a ser o nome mais forte para a vaga de vice de Camila.
VÉIO DA HAVAN EM CAMPANHA PRÓ-AMASTHA
O pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PSB, Carlos Amastha, recebeu a visita do empresário Luciano Hang, o Véio da Havan — que, após a posse do presidente Lula e de ter recuado em seu bolsonarismo radical, foi ironicamente apelidado de “Véio de Havana”, numa referência à capital cubana. Foi Amastha quem convenceu Hang a abrir uma loja em Palmas na primeira passagem do ex-prefeito pelo comando da cidade. Na noite dessa quinta-feira, 27, o Véio da Havan provocou frisson por onde passou. Na manhã desta sexta-feira, 28, Hang e Amastha se reuniram com os funcionários da Havan e depois com os maiores empresários de Palmas na JL Meurer.
NETO AIRES JÁ TEM O PT
O pré-candidato a prefeito de Ipueiras Neto Aires (Progressistas) garantiu à coluna que já tem o apoio dos petistas da cidade. Segundo Neto, o diretório do PT local o procurou manifestando o interesse em compor com ele. “Foram no lançamento da minha pré-candidatura e, inclusive, discursaram”, disse. Semana passada, a sigla se reuniu com o pré-candidato e oficializou o apoio à pré-candidatura.
HOMENAGEM A ADVERSÁRIO
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), prestou homenagem a um possível adversário de outubro na inauguração do novo Espaço Cultural da cidade, na manhã desta sexta-feira, 28. O homenageado foi o ex-prefeito e ex-vice-governador Paulo Sidnei (PDT), um dos pré-candidatos a vice na chapa do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). A obra ganhou enorme notoriedade e todos só davam crédito a Wagner. Assim, o prefeito pediu para convidar Sidnei e dar a ele o devido reconhecimento, porque foi na gestão do ex-prefeito que o Espaço Cultural foi implantado em 2000. Segundo dizem, Paulo Sidnei ficou emocionado ao receber o convite.
NOVO SUBSECRETÁRIO EM PORTO
A Prefeitura de Porto Nacional tem um novo subsecretário de Desenvolvimento Distrital. É Kairo Bernardo, que, até final de abril, era assessor especial da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto). A nomeação de Kairo na quarta-feira, 26, pelo prefeito Ronivon Maciel (UB), é resultado de uma articulação do Agir, do qual o novo secretário é vice-presidente estadual.
SEM CONVERSA
Presidente municipal, o ex-presidente da ATS Edinho Fernandes nega qualquer conversa do Republicanos com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB). Ele disse que, no momento, a sigla do governador Wanderlei Barbosa na cidade não discute nenhuma composição majoritária. “Nosso foco está 100% nos nossos pré-candidatos a vereador”, assegurou. Nos bastidores fala-se dessa conversa de Republicanos com Josi, via Palácio, agora negada por Edinho.
SEM PRESSA
A especulação ganha força pela demora do partido em decidir quem vai apoiar para prefeito e considerando que, contra Josi, a pré-campanha de Eduardo Fortes (PSD) conta com aliados palacianos, como vice-governador Laurez Moreira (PDT) e dois deputados da base de Wanderlei — Fortes e Gutierres Torquato (PDT). Assim, a pergunta que se tem feito é: qual a dúvida do Republicanos? Sobre a demora, Edinho disse à coluna que o partido não tem pressa. “Por enquanto, nós seguiremos neutros. Chapa independente para vereador”, pontuou.
WISTON VAI BATER O MARTELO
O deputado estadual Wiston Gomes (PSD) vai bater o martelo neste final de semana no Bico do Papagaio sobre se vai ou não disputar a Prefeitura de Araguatins. A pressão dos aliados na cidade é grande para que ele enfrente o prefeito Aquiles da Areia (Progressistas), que vai à reeleição. Contudo, em discussão também está o fato de que Araguatins precisar da cadeira na Assembleia.
PELO BICO
Por falar no Bico do Papagaio, a agenda do governador em exercício Amélio Cayres (Republicanos) será toda por lá nesta final de semana. É a região dele, assim, só nesta sexta-feira, 28, Amélio passa por Buriti, Augustinópolis e Riachinho.
FLAGRANTE HISTÓRICO
Foto histórica do terceiro governo Siqueira Campos (1999-2002). Nela, o governador, falecido em julho do ano passado, está ladeado pelo então futuro governador Marcelo Miranda, na época deputado estadual, e seu pai, secretário da Infraestrutura, Brito Miranda. A imagem foi cedida à coluna pelo coronel Glauber Santos, nessa época ajudante de ordens de Siqueira. Aparecem aí também nomes que se tornaram importantes para a política estadual, como ex-senador Vicentinho Alves, o deputado estadual Fabion Gomes e federal Carlos Gaguim; os ex-deputados Manoel Bueno, João Oliveira e Raimundo Moreira; o atual vice-governador Laurez Moreira (na época, deputado estadual), o ex-vice-governador e ex-deputado Darci Coelho; e o ex-secretário da Comunicação Vieira de Melo.