CINTHIA MANDA RECADO
A prefeita de Palma, Cinthia Ribeiro (PSDB), mandou um “a quem interessar possa” em suas redes sociais. Ela disse que desde que anunciou a construção do Hospital Municipal Universitário “alguns agentes políticos se incomodaram e tentam boicotar o convênio com a UFT”. “Politicagem nessa altura do campeonato?! O HMU será de Palmas, do TO, da Universidade e de todos os usuários do SUS. Acordem!!!”, recomendou Cinthia.
VEREADORES DE GUARAÍ QUEREM GLEIDSON BUENO
Enquanto a prefeita Fátima Coelho (UB) e o por enquanto ainda pré-candidato Saboinha Júnior (Republicanos) aguardam a volta do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para definir a configuração governista na eleição de Guaraí, a base de situação na Câmara já se move para apresentar um nome de consenso para a chapa majoritária. Conforme o Guaraí Notícias, os seis parlamentares da base da prefeita querem o presidente da Casa, vereador Gleidson Bueno (PL), como vice de Fátima. Ao site guaraiense, Bueno saiu pela tangente: “Tudo é na hora de Deus”. Contudo, disse que está pronto para ajudar o grupo, independentemente de ser vice ou não. Os vereadores ouvidos pelo Guaraí Notícias e que confirmam este apoio são: Bonfim, Rita Lopes e Marcelão, ambos do União Brasil, além de Nilo Farinha, Ricardo Gauchim e Fábio Santos do PL, mesmo partido de Gleidson.
ACORDO APONTA PARA SABOINHA
Nessa reviravolta do cenário local, o Palácio quer apenas um candidato dele em disputa, com prioridade para Fátima, que já está no cargo, e, assim, Saboinha, adversário da prefeita, seria o vice. Mas os vereadores deixam claro que têm outra preferência.
TENDÊNCIA DO PT QUER DESTAQUE A FEITOS DOS GOVERNOS LULA E DILMA EM PALMAS
A tendência Articulação de Esquerda do PT enviou documento ao presidente do diretório metropolitano, João Helder Vilela, em que pede que sejam colocadas em discussão junto às pré-candidaturas a prefeito de Palmas que buscam o apoio do partido as conquistas da cidade nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff desde 2003 — ano em que começou o primeiro governo Lula e que coincidiu com a gestão do partido em Palmas, a partir de 2005, com Raul Filho (2005-2012). O documento cita várias obras na cidade — como 5 mil casas e apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida, mais de 26 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família, a implantação da UFT, construção de 20 Cmeis, entre outros. E afirma: “Esse conjunto de obras e ações atende a classe trabalhadora da nossa capital, mas os políticos tradicionais de direita escondem da população e fazem de conta que não houve nenhum investimento do PT, de Lula e de Dilma em nossa capital”.
AGRONEGÓCIO VOLTA A SE IRRITAR COM LELIS
O agronegócio do Tocantins abriu mais um capítulo de sua insatisfação com o secretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Lelis. Desta vez por conta da apresentação feita no Fórum da Floresta Tropical de Oslo, na Noruega, semana passada, dos resultados do carbono jurisdicional do Estado. Lá, entre outros pontos, foi falado pela pasta das políticas para zerar o desmatamento ilegal. Foi esse ponto que irritou os produtores tocantinenses. O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, disse à coluna que é “lamentável esse desgaste que o secretário do Meio Ambiente vem promovendo em nível global do agronegócio tocantinense”. “Com tanto aspecto positivo para ser apresentado de nossa agricultura em nosso estado”, afirmou. Para ele, essa “divulgação negativa” se soma ao que chama de “excessos que vem sendo cometido pelo Ministério Público sobre a questão ambiental”.
SEM FONTE DE DADOS
Para Wagno Millhomem, a Secretaria do Meio Ambiente usa como fonte de dados para falar de desmatamento ilegal a base do MPE, que “está processando todo mundo”. “Ele [Lelis] não tem fonte dados para falar de desmatamento ilegal no Estado”, garante o presidente da Aproest.
COMPADRES E COMADRES
O pré-candidato a prefeito de Gurupi pelo PSDB, Cristiano Pisoni, comemorou em material divulgado à imprensa a exoneração de Juarez Moreira (PDT), pré-candidato a vice-prefeito de Eduardo Fortes (PSD), do cargo em comissão que tinha no gabinete da senadora Dorinha Seabra (UB) e que garantiu até junho quase R$ 12 mil mensais ao rapaz. O tucano ainda fez a seguinte intersecção: Dorinha é presidente regional do União Brasil, o partido da prefeita Josi Nunes. Ou seja, para Pisoni, é mais uma evidência “de que só há um mesmo grupo político em Gurupi”. “Primeiro, a irmã da Josi no gabinete do Eduardo. Agora, o vice do Eduardo e filho do vice-governador no gabinete da senadora que apoia a Josi. Adversário político não é inimigo, mas, no caso deles, parecem compadres e comadres”, ironizou.
QUASE ÀS VIAS DE FATO
Durante a reinauguração do novo Espaço Cultural em Araguaína, na manhã de sexta-feira, 28, uma discursão acalorada entre secretários da gestão Wagner Rodrigues (UB) chamou a atenção dos presentes. O secretário-chefe de Gabinete do Município, José Miguel Filho (à esq.), considerado o 01 do governo local, partiu para cima, de forma alterada, do secretário executivo da Saúde, Adriano Bessa — indicado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) –, que retrucou rispidamente. A troca de palavras exasperadas quase resultou em vias de fato entre os dois no meio do pátio do Espaço Cultural. O motivo seria briga de espaço político: Zé Miguel defende o vereador Robert Delmodes (PRD), que teria sido prejudicado numa mexida feita por Bessa na saúde.
IRAJÁ APRESENTA SEU VICE EM ARAGUATINS…
O senador Irajá (PSD) quer o empresário e suplente de deputado estadual Wanderley Milhomem (PSD) como vice na chapa do prefeito Aquiles da Areia (Progressistas). Ele foi ao município no sábado, 29, para anunciar o nome de Wanderley, num evento que reuniu pré-candidatos a vereador do PSD com a presença de quase mil pessoas. Segundo material que Irajá distribuiu à imprensa, o partido trabalha com a perspectiva de eleger 4 vereadores das 13 vagas em disputa.
…MAS O NOME QUE AQUILES QUER É OUTRO
Contudo, apesar do enorme estardalhaço de Irajá e seus aliados em Araguatins, o que se diz por lá é que Aquiles da Areia quer outro nome para a vaga, de indicação do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), que tem sido fundamental aliado do prefeito nos últimos tempos. O indicado de Cayres é a ex-secretária da Educação, Ulissevânia Sales da Silva, que se desincompatibilizou do cargo no prazo legal com esse objetivo.
O ANIVERSÁRIO DE RAINEL
Pré-candidato a vereador em Palmas, o ex-prefeito de Miracema Rainel Barbosa (Avante) fez uma prestigiada festa de aniversário nesse domingo, 30, no Jacinta Buffet. Passaram por lá, entre outros, a pré-candidata a prefeita do PL, Janad Valcari, e o ex-senador Leomar Quintanilha.