A democracia é o sistema de organização que necessita de participação e de confiança das pessoas para o seu funcionamento. As instituições precisam possibilitar que os cidadãos acreditem nas ações públicas e governamentais. Talvez por isso dois versos conhecidos de uma música sejam tão verdadeiros: “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma ‘faiá'”.
Sim, a fé que sustenta a espiritualidade é mesma que move o tocantinense para fortalecer a credibilidade do Estado em todas as áreas. E não falha. O exemplo de hoje é o esforço da Contabilidade Geral do Governo, setor que tem por finalidade promover a normatização, o acompanhamento da responsabilidade fiscal, da capacidade de endividamento e da prestação de contas do Estado do Tocantins, bem como a supervisão técnica das atividades contábeis dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Estadual.
Pois bem, em 2024 a Contabilidade do Estado do Tocantins foi premiada em Brasília como a segunda melhor do Brasil no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi, uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros. O Governador Wanderlei Barbosa, estava presente no evento. Este feito gera um enorme orgulho para todos servidores da Secretária da Fazenda, demais servidões e cidadãos do nosso Estado.
Nos últimos anos a Contabilidade pública do Tocantins vem se destacando nacionalmente e com essa premiação ficamos posicionados na primeira fila da excelência da contabilidade pública brasileira, sendo que, este é um dos setores mais complexos da Administração Pública. Esse é um fato que só é possível devido a dedicação constante de cada um dos servidores envolvidos.
A segurança jurídica ocorre com o cumprimento das leis, inclusive, as contábeis dessa maneira, com o merecido reconhecimento nacional a Contabilidade pública tocantinense temos a certeza de que os dados apresentados estão totalmente corretos.
Os contadores públicos e privados são fundamentais para a manutenção de uma comunicação eficiente da SEFAZ, todos os órgãos públicos e com os contribuintes. Enquanto ciência a Contabilidade possui métodos e objetos próprios que devem ser observados;
No governo temos pensado, agido e falando que cada centavo público é uma parte do patrimônio do povo e deve ser sempre tratado com cuidado e respeito e é por isso que a confiança na contabilidade pública do Poder Executivo é um elemento fundamental da segurança jurídica que é almejada por todos.
Parabéns a todos os servidores que trabalham na contabilidade da SEFAZ e de todos as outras pelo devido e merecido reconhecimento nacional.
JÚLIO EDSTRON SECUNDINO SANTOS
É secretário da Fazenda do Estado do Tocantins