PELO MENOS 80 PREFEITOS
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) confirmou e até ampliou o que a coluna trouxe nessa quarta-feira, 9. Ele e os senadores Eduardo Gomes, presidente regional do PL, e Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do União Brasil, estão mobilizando todos os prefeitos que elegeram no domingo, 6 — portanto, não apenas os quatro das maiores cidades –, para ingressarem na campanha de Janad Valcari (PL) neste segundo turno. A ideia, disse Gaguim, é reunir pelo menos 80 prefeitos na segunda-feira, 14, num ato de apoio à candidata.
SEM PRESSÃO
Contudo, Gaguim jura que não está havendo pressão e que esses prefeitos virão por vontade própria, e que vários deles estão até se oferecendo a ingressar na campanha. O deputado e os senadores querem que eles façam contato com eleitores de Palmas que são de suas cidades e peçam voto para Janad.
SERVIDORES RECLAMAM DA PRESSÃO
Já no Estado a reclamação de servidores é de que a pressão contra eles para entrar na campanha de Janad é gigante neste início de segundo turno. Contam que nessa quarta-feira, 9, foram reunidos diretores, superintendentes e gerentes e o recado foi claro: ou entram na campanha, ou saem. E que já teria sido enviada a lista de todos os comissionados para o comitê e terão que ir lá plotar os carros para terem seu “ok” dado na relação.
UM PROVÉRBIO E UM ENSINAMENTO
Um provérbio chinês e um ensinamento da ex-ministra Marta Suplicy cabem bem nessa história. O provérbio chinês: “Você pode levar o cavalo até a água, mas não pode obrigá-lo a beber”. O resultado da eleição de domingo já deixou isso claro. O ensino de Marta: “Se o estupro (metafórico) é inevitável, relaxe e goze” — e isso não é recado para os servidores.
THIAGO LAGOENSE FAZ 9 DOS 11
Além da vitória fácil em Lagoa da Confusão, o prefeito reeleito Thiago Lagoense (UB) fez 9 dos 11 vereadores da cidade: Professor Welice (UB), Di (Repu), Alan Coelho (PP), Iodete Oliveira (PL), Carlim do Ireno (PP), Romivaldo Martins (UB), Valmir da Autoescola (PP), Alberto da Infra (PL) e Emoly Alemão (Repu). Pela oposição, os dois são Biton (MDB) e Raiza Guimarães (PDT).
A PREOCUPAÇÃO DE MARILON
Irmão do governador Wanderlei Barbosa (Repu), o vereador reeleito Marilon Barbosa (Repu) mostrou-se preocupado num grupo de WhatsApp em apoio à candidata do PL, Janad Valcari, nas eleições de Palmas. Marilon escreveu: “Muita gente saindo dos grupos”.
O VEREADOR MAIS JOVEM
É de Cariri o vereador eleito domingo, 6, mais jovem do Tocantins. O técnico em refrigeração Kauan Rodrigues Sande tem 18 anos e foi o quarto em votação na cidade. Ele é neto da vice-prefeita eleita Ivonete Pereira da Silva (UB), que já foi vereadora por três mandatos em Cariri. Kauan se destacou por suas propostas voltadas para a juventude com foco na educação, saúde e o fortalecimento da participação jovem nas decisões políticas. “Minha intenção é trazer a voz dos jovens para a Câmara e trabalhar para que nossas necessidades sejam atendidas”, afirmou o novo vereador em coletiva de imprensa após a vitória.
2ª MAIS JOVEM
Em Porto Nacional, a vereadora mais votada da cidade é a segunda mais jovem destas eleições no Tocantins. Duerita Neta (UB), de 19 anos. Depois dela vem Gabriel Castro (Repu), de Novo Acordo, com 20 anos; Luiz Eduardo (Repu), o segundo mais bem votado de Dueré, com 20 anos; e Rhay Santos (PL), de Aparecida do Rio Negro, também com 20 anos.
NOVO DEPUTADO
Com a eleição do deputado estadual Fabion Gomes (PL) para prefeito de Tocantinópolis, a vaga dele na Assembleia ficará para o primeiro suplente do PL, Danilo Alencar, que fez 7.937 votos em 2022. Ele é médico e empresário de Paraíso, onde foi um empolgado apoiador da reeleição do prefeito Celso Morais (MDB). “O melhor prefeito que Paraíso já teve”, chegou a dizer num comício.
GLAYDSON NO MESMO PALANQUE QUE WANDERLEI
Quem está agora na esperança de ter sua vaga de deputado estadual é o segundo suplente Glaydson Nato (PL), vice-prefeito de Gurupi. Para assumir a vaga na Assembleia, Glaydson torce e trabalha para eleger a deputada Janad Valcari (PL) neste segundo turno de Palmas. Com isso, acabou no mesmo palanque do governador Wanderlei Barbosa (Repu), de quem Glaydson era adversário, pela proximidade do vice-prefeito de Gurupi com o ex-governador Mauro Carlesse (Agir).
DE VOLTA AO COMANDO DO GABINETE
Depois de coordenar as campanhas vitoriosas de dois irmãos, a prefeita eleita de Lajeado, Márcia Enfermeira (PSDB), e o vereador reeleito de Palmas Márcio Reis (PSDB), o estrategista político Antônio Pádua reassumiu a chefia de Gabinete da deputada estadual Vanda Monteiro (UB) nesta semana. Márcia venceu com 57% dos votos e Márcio foi o vereador mais bem votado da Capital, com 2.912 votos.
BILHETE DO CT
Caro prefeito reeleito Celso Morais,
Parabéns pela acachapante vitória de domingo, quando foi reconduzido ao segundo mandato por mais de 80% de sua população. É mais do que suficiente para concluirmos que você é um grande gestor. Não há prova mais cabal de avassaladora aprovação do mandato do que esse índice de votação. Não é meramente alguém dizer em uma pesquisa de opinião se gostou ou não do desempenho do representante. O voto é uma ação prática de satisfação. Ou seja, o cidadão estimou tanto o que viu no quadriênio que teve o trabalho de se dirigir à urna e votar para que o prefeito continue. No seu caso, 80,57% de todos os eleitores de Paraíso deram esse voto de aprovação e contentamento. Mil vezes, parabéns!
Você é representante de uma valiosa geração de novos políticos tocantinenses que está chegando, ocupando espaços nobres e mostrando desempenho formidável, graças uma mentalidade diferenciada, em que o preparo e a conexão com a comunidade são determinantes. Da mesma forma, vemos seus colegas reeleitos em Porto Nacional, Ronivon Maciel, em Araguaína, Wagner Rodrigues, e vários outros.
São vocês que nos próximos dez anos estarão ocupando os cargos mais importantes deste Estado, de governador a senador, de deputado federal a estadual. Para além de ser uma safra muito melhor, mais qualificada, mais antenada com o século 21, meu desejo é que seja também mais humanizada e disposta a construir um Estado mais justo e igualitário. Se a missão dessa geração que está ficando para trás foi consolidar o Tocantins — o que, com avanços e recuos, tem sido feito –, a de vocês será combater a miséria e promover a inclusão social. Temos ainda, prefeito, um Tocantins muito injusto com seu povo. Só para ilustrar: 11% de nossa população vive em extrema pobreza. Só esse dado já é para deixar esses jovens líderes sem dormir até que seja erradicado.
O que me enche de esperança é que tenho gostado do que vejo vocês fazendo. São prefeitos muito próximos de suas comunidades, com gestões equilibradas, preocupados em fazer voo de cruzeiro e não de galinha. Mas, insisto, é imprescindível que se foque no combate à desigualdade, na construção de uma sociedade em que ninguém seja vítima da fome, em que a sobrevivência não dependa do favor eleitoreiro, em que a dignidade e a verdadeira cidadania de todos estejam no mais alto pedestal.
Que nossa querida Paraíso tenha mais quatro anos de desenvolvimento sob o seu comando.
Saudações democráticas,
CT