INSTITUTOS DIVERGEM
Os dois institutos que mais chegaram próximos do resultado oficial do do TSE no primeiro turno, o Veritá, contratada pela Fieto, e o Exata, da Record News e Hits FM, mostram o candidato do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, numericamente à frente, mas divergem na vantagem dele sobre a candidata do PL, Janad Valcari. No primeiro, os dois candidatos estão na margem de erro de 3,1 pontos percentuais. Já no Exata, Eduardo se distancia bem de Janad.
VERITÁ COM CENÁRIO DE EMPATE TÉCNICO
Pela modalidade estimulada (com a apresentação dos nomes dos candidatos), o Veritá mostra Eduardo com 49,8% (considerando margem de erro, de 46,7% a 52,9%) e Janad com 45,7% (de 42,6% a 48,8%), o que configura cenário de empate técnico, com 3,6% de brancos e nulos e 1% de indecisos. Só com os votos válidos, o placar fica 52,2% a 47,8% para Eduardo.
LARGA VANTAGEM PARA EDUARDO NO EXATA
Já o Exata dá 16 pontos de frente para Eduardo. Ele aparece na estimulada com 52,8%(de 49,7% a 55,9%) contra 36,8% (de 33,7% a 39,9%) para Janad. Indecisos somam 7,3% e nulos e brancos, 3,1%. Considerando os votos válidos, Eduardo tem 58,93% e Janad, 41,07%.
UM VAI ERRAR
Diferença gigante entre os indecisos de um para o outro: só 1% para o Veritá e 7,3% para o Exata. Claro, pelo conjunto da obra, alguém vai errar.
SEM OS 80 PREFEITOS
Flopou o evento que seria realizado com pelo menos 80 prefeitos, anunciado há 15 dias pelo deputado federal Carlos Gaguim (UB), segundo quem a articulação envolveriam também os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra Rezende (UB), com o objetivo de reforçar a campanha de Janad Valcari (PL), em Palmas. Pelo menos, os três conseguiram reunir os prefeitos reeleitos de Gurupi, Josi Nunes (UB), de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB), e de Paraíso, Celso Morais (MDB), que são muito próximos a eles, para declarar apoio a Janad.
QUASE 17% DOS VOTOS
A coluna trouxe nessa quinta-feira, 24, o vereador eleito de Lizarda, Fábio Diamantino (PDT), que obteve 14,07% dos votos dos eleitores da cidade. Pois em Dois Irmãos, outro, este reeleito para a Câmara local, conseguiu índice ainda maior. É Gustavo Oliveira Silva, o Gustavo Cabeção (UB), que ficou com 16,81% dos votos, com 734 votos. E mais: é a segunda eleição em que ele foi o mais votado. Em 2020, Gustavo chegou ao Legislativo com 385 votos, 9,87% do total.
DIOGO A ESTADUAL E CEZINHA PARA ATM
Evento do Consórcio do Sul do Tocantins nessa quinta-feira, 24, reuniu em Talismã os prefeitos da região. Na pauta, o mutirão de cirurgias oftalmológicas em parceria com senador Eduardo Gomes (PL), e, claro, as eleições da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e as estaduais de 2026. O atual presidente da ATM e anfitrião, Diogo Borges (sem partido), foi lançado a deputado estadual pelos colegas; e o prefeito de Peixe, Augusto Cezar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB), avisou que tem intenção de concorrer à presidência da associação de municípios. A eleição da ATM deve ocorrer no início do ano.
DIOGO ELOGIADO
O desempenho de Diogo no comando da ATM foi muito elogiado pelos colegas. “Diogo foi o presidente que mais fez com que os prefeitos se filiassem a essa instituição [ATM], que fez com que ela tivesse hoje esse volume grande que está aí”, afirmou Cezinha.
AURI-WULANGE NO PÁREO
Então, já há um possível bate-chapa em vista. Isso porque o prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), que acabou de ser reeleito, como Cezinha, já está costurando sua candidatura a presidente da ATM.
DE PALMAS PARA O MUNDO DA MODA
A modelo palmense Clara Maria, de 23 anos, foi destaque em postagem no perfil da Vogue Brasil na quarta-feira, 23. O site da renomada revista de moda colocou a tocantinense na postagem “Conheça dez news faces que se destacaram no SPFW [São Paulo Fashion Week]”. A Vogue conta que Clara Maria retornou ao Brasil após uma temporada internacional. A moça passou por Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha. É o Tocantins ganhando o mundo também na moda.