Do dia 25 ao dia 30 de novembro aconteceram as Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo a Rede Municipal de Educação de Tocantínia tem realizado, participado e conquistado vitórias nos jogos paraolímpicos em nível municipal, estadual e nacional. Este ano, não foi diferente. O município de Tocantínia foi classificada para o Parajets em fase regional, passando para o estadual e alcançando êxito na etapa
O aluno paratleta da Escola Municipal Benvindo Souza Luz, Marcos Felipe Rocha Soares Rodrigues, estudante do 9. ano, cadeirante, é morador na comunidade do Assentamento Água Fria II, em Tocantínia, representou o seu município e o Estado do Tocantins e foi um dos grandes destaques da competição em São Paulo.
Ao disputar com atletas de outros estados, o tocantinense Marcos Felipe conquistou a Medalha de Bronze na competição nacional, na modalidade atletismo – Lançamento de Club.
A professora de Educação Física e treinadora Railane Nonata dos Santos – a Rane, acompanha o aluno paratleta há dois anos, tanto em sala de aula quanto na preparação do mesmo. A ação faz parte de um projeto de educação inclusiva, por meio da jornada ampliada, visando a inclusão de alunos com deficiência no esporte, em suas diversas modalidades.
O paratleta Marcos Felipe declarou que esses dias foram maravilhosos para ele. “Gostei muito de participar e ganhar uma medalha e fazer parte do pódio nacional. Aliás, já estou até me acostumando a subir ao pódio. Agradeço a minha professora Rane, por me treinar e cuidar de mim, bem como, ao diretor da minha escola, o professor Nilton Nonato, e a todos que ajudaram chegar até aqui”, afirmou.
O apoio foi fundamental
A professora Railane Nonata fez questão de registrar os seus agradecimentos à Prefeitura de Tocantínia, à Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a toda a gestão escolar, que, segundo ela, deram todo o suporte para que esse momento acontecesse.
“O suporte vem desde a preparação do aluno paratleta na escola, passando pela participação nas competições estaduais, até chegar agora na etapa nacional, com esse excelente resultado, elevando o nome da Rede Municipal de Educação de Tocantínia”, enfatizou.
Sobre o desempenho do paratleta
Já o diretor da Escola Benvindo Sousa Luz, professor Nilton Nonato, parabenizou e agradeceu ao paratleta pelo seu bom desempenho na competição nacional.
“Gratidão a você Marcos Felipe por mais uma conquista. Você nos orgulha muito. Para nós, você é Medalha de Ouro. Nossos parabéns, também à professora Railane, pelo seu empenho e dedicação, sempre buscando o melhor para seu trabalho”, disse o diretor.
Outro que também comemorou com entusiasmo essa importante conquista do paratleta de Tocantínia, foi o secretário municipal de Educação, o Professor André Goveia.
“Agradecemos imensamente a Deus por mais esta conquista vitoriosa para a Educação Municipal e a nossa gratidão, de forma especial, ao nosso prefeito João Alberto, por todo incentivo e apoio à Rede Municipal de Educação no desenvolvimento de um currículo que priorize a educação inclusiva, ocasionando feitos magníficos como ter um aluno paratleta campeão em nível nacional nas Paraolimpíadas Escolares”, afirmou o secretário.
Goveia também agradeceu à professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação, Railane Nonata, pelo trabalho de qualidade realizado junto ao paratleta Marcos Felipe.
“Juntos, com toda Família Educação parabenizamos e agradecemos pela brilhante participação dessa dupla, e por levar a nossa cidade ao pódio nacional”, finalizou o secretário André Goveia.