Um dia depois de ter questionado o processo eleitoral para escolha de diretores promovido pela antecessora, Cinthia Ribeiro (PSDB), o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), publicou no Diário Oficial de quinta-feira, 9, um ato para suspender todas as 82 designações para a direção das unidades educacionais promovidas pela tucana.
ENTENDA
Nos últimos meses da gestão, Cinthia Ribeiro decidiu promover processo eleitoral para a escolha de diretores, que foi bastante questionado na Justiça e até por aliados. Impossibilidade de reeleição, menores de idade como membros da comissão e descumprimento do prazo legal foram pontos levantados. A ex-gestora ainda abriu espaço para mais críticas ao nomear candidatos com votação baixíssima. Nomes que obtiveram 4, 5 e até 7 votos estavam entre os escolhidos.
NÃO FOI UMA ELEIÇÃO
Em coletiva concedida na tarde de quarta-feira, 8, Eduardo Siqueira Campos anunciou que o Paço já estudava uma alternativa e questionou o processo capitaneado pela antecessora. “Existe democracia em dar posse a um diretor que teve 4 votos numa eleição que não teve participação 90% da comunidade educacional? […] Não é minimamente razoável. […] Vocês vão me permitir que a secretaria continue a fazer os estudos. Todas as medidas serão adotadas tendo em vista um caráter técnico, uma decisão madura, pensada. O sentimento meu […] é que chega a ser uma afronta. Isso não foi uma eleição”, decretou.
APENAS 7 MIL DOS 65 MIL ELEITORES APTOS PARTICIPARAM
Para anular as escolhas de diretor, o ato destaca que a Meta do Plano Municipal de Educação de Palmas estabelece que a eleição deve acontecer em anos ímpares como medida para assegurar a neutralidade, a imparcialidade e proteção a eventuais interferências político-administrativas. A publicação de Eduardo Siqueira Campos também questiona a data do pleito – último dia letivo -, que “prejudicou significativamente a participação da comunidade escolar”. Dos 65 mil eleitores aptos, apenas 7.026 participaram. A vedação à reeleição também foi criticada pela atual gestão.