O ex-presidente da Câmara de Pau D’Arco Francimilton Leite de Brito (PP) não cumpriu a decisão judicial e precisou que o juiz Rosemilto Alves de Oliveira determinasse até o arrombamento das portas do Legislativo para que os vereadores pudessem realizar a eleição da Mesa Diretora. Com a presença da Polícia Militar, um oficial de Justiça entregou a notificação e, enfim, as portas foram abertas e a nova presidente da Casa foi eleita. É a vereadora Marinete Paula (MDB).
Francimilton, o ex-presidente, se recusava a realizar a eleição da Mesa, apesar de o Regimento Interno da Casa determinar que o mandato é de um ano. O caso foi parar na Justiça, que determinou o pleito, mas o parlamentar não cumpriu a ordem.
Conforme o vereador Gilson Antero (PMDB), para permanecer no cargo, Francimilton alegava uma divergência entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica.
O ex-presidente do Legislativo chegou a convocar sessão extraordinária no dia 12 de dezembro, quando apresentou um projeto de lei que alteraria a Lei Orgânica, aumentando de um para dois anos o mandato da Mesa Diretora. Contudo, a matéria foi rejeitada pelos vereadores.
Os parlamentares, então, convocaram uma sessão extraordinária para o final do ano, numa tentativa de realizar a eleição, mas, ao chegarem, a Câmara estava trancada.
Parte dos vereadores
Apenas 5 dos 9 vereadores participaram da sessão dessa quarta. Os outros três são aliados do ex-presidente, e, por isso, não apareceram na sessão. Todos eles membros da Mesa Diretora anterior: Warner Carlos (MDB), ex-vice presidente; Herbert Silva (PP), ex-primeiro secretário; e Maria Divina (PT), ex-segunda secretária secretária.
Além da presidente Marinete Batista, foram eleitos Magno Alves (PRTB) como vice-presidente; Marlenice Borges (PSDB), como primeira secretária; e Gilson Antero (MDB), como segundo secretário. Também participou da sessão o vereador Alvacy Alves (PSC).
Com o imbroglio, o prefeito de Pau D’Arco, João Batista Neto, o João da Serraria (PP), perde o comando da Câmara, já que a nova Mesa é composta pelos vereadores de oposição.
Confira vídeo feito por moradores sobre o momento da chegada da PM e do oficial de Justiça para abrir a Câmara: