O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reuniu-se com secretários estaduais nesta terça-feira, 21, com e alinhou as principais demandas e recomendações para o período em que estará em missão internacional. Após o encontro, a comitiva tocantinense embarcou para a Suíça. “Teremos reuniões frequentes com os gestores que ficarão aqui, para tratarmos sobre as demandas do governo. Nesta viagem, iremos defender o nosso meio ambiente e o crescimento econômico”, destacou.
PEC DO LAUREZ
A garantia de “reuniões frequentes” vem em meio à polêmica da Emenda Constitucional que permite ao governador ausentar-se por até 15 dias, em viagem oficial dentro do território nacional ou no exterior, sem ter que passar o cargo. Com isto, o vice, Laurez Moreira (PDT), não terá o comando do Palácio Araguaia no período. É a primeira vez que Wanderlei Barbosa viagem com o texto em vigor.
PSB ESTUDA AÇÃO
A Emenda Constitucional está na mira do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O jurista Márlon Reis se reuniu na quarta-feira, 15, com o presidente regional da sigla e vereador de Palmas, Carlos Amastha, e apresentou estudo que aponta inconstitucionalidade do texto. O advogado lembrou que várias Leis Orgânicas Municipais preveem a ausência do prefeito por até 15 dias. “Faz parte da rotina dos prefeitos fazer viagens a Brasília e à capital do Estado. É muito necessário para o prefeito viajar. O governador vive em outra órbita. […] A complexidade, o tamanho da população e os problemas envolvidos fazem com que não seja razoável que se deixe o Estado sem alguém com a caneta na mão para a tomada de soluções, inclusive emergenciais. A situação do Estado é diferente”, ressaltou.
AGENDA
A delegação tocantinense estará na Suíça a convite do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE); e da Mercuria, uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia e commodities, para participar de importantes debates internacionais, que reforçam o potencial econômico sustentável do Tocantins.
FÓRUNS
Em Zurique, o chefe do Executivo e a delegação tocantinense participarão do LIDE Brazil Economic Forum, evento que reunirá autoridades, empresários e investidores para discutir a nova visão e as perspectivas para a economia brasileira.
REDD+
A participação do Tocantins no fórum também será marcada pela apresentação de iniciativas desenvolvidas pelo Estado, a exemplo do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que foi submetido ao padrão Art Trees durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em novembro de 2024, um marco histórico para o Brasil e para o mercado internacional, com potencial de mais de 50 milhões de créditos de carbono gerados entre 2020 e 2030.