Um fato inusitado ocorreu na primeira sessão da Câmara de Araguaína na manhã desta segunda-feira, 3. O vereador Marcos Duarte (PSD), que está se licenciando da Casa para assumir o comando da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia Inovação da gestão do prefeito Wagner Rodrigues (UB), cobrou publicamente colegas — sem revelar quais — por um dinheiro que lhes teria emprestado. Ao final da fala de Duarte, vários parlamentares pediram um aparte, mas o presidente da Câmara, Max Baroli (MDB), ao que tudo indica, não quis dar mais espaço ao tema e ignorou as solicitações, dando continuidade à sessão, como se nada tivesse ocorrido. Duarte será substituído pelo suplente Soldado Alcivan (PSD).
SEMPRE PAGA AS CONTAS
Mas ocorreu, e a cobrança foi bruta. Inclusive, Duarte fez questão de dizer que se tratava de uma cobrança pública. “Eu sempre gosto de cumprir os meus compromissos. Não tem nenhum compromisso que o vereador Marcos Duarte, ou que o cidadão Marcos Duarte, deixou de cumprir”, avisou. Segundo ele, “salvo um vereador que está aqui [mas não declinou o nome], que falta nós sentarmos para acertar algumas contas que eu estou devendo”. “Eu pago as minhas contas no comércio, eu pago as minhas contas políticas.”
EM 48 HORAS
Duarte, então, revelou que alguns vereadores estão devendo a ele e que gostaria que, “o quanto antes, 48 horas”, procurassem o seu advogado para acertar as contas. “E evitasse de eu voltar aqui para cobrar todos os dias. É muito ruim um parlamentar não pagar aquilo que deve, portanto, paguem as suas contas. Se tiverem alguma dúvida da legalidade, ou talvez esqueceu, que quem deve, às vezes, tem a desculpa de esquecer, mas o cobrador não tem… Então, gostaria que cumprissem com compromisso e que pagassem aquilo que outra hora foi emprestado.”
APÓS DERROTA INESPERADA
O vereador não explicou o motivo do empréstimo que fez aos colegas. A cobrança vem semanas depois de ele ter sido derrotado, inesperadamente, na eleição para presidente da Câmara, disputa da qual, nos bastidores da política de Araguaína, todos davam como certa a vitória de Marcos Duarte, antes até das campanhas municipais do ano passado.
Assista: