Foi assinada na terça-feira (29) a ordem de serviço para o início das obras da nova Escola de Tempo Integral em Palmeirópolis, no norte do estado, O projeto viabilizado com recursos de mais de R$ 11 milhões destinados pela senadora Professora Dorinha. A parlamentar, que não pôde comparecer ao evento, foi representada pelo presidente da ATM. Diogo Borges, que reforçou o compromisso com a educação de qualidade na região.
A nova unidade escolar contará com 13 salas de aula no padrão FNDE, infraestrutura moderna e espaços multifuncionais, garantindo um ambiente propício para o ensino integral. O investimento é parte do programa federal Escola em Tempo Integral que busca ampliar o acesso de crianças e adolescentes à educação pública de qualidade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A ideia é aumentar o tempo que os estudantes passam na escola, com uma jornada de pelo menos 7 horas por dia (ou 35 horas por semana). O objetivo é promover o desenvolvimento completo dos alunos, desde bebês até adolescentes, por meio de um currículo que combina aulas tradicionais com atividades práticas, culturais, esportivas e sociais.
”A escola em tempo integral transformará a vida de centenas de estudantes, oferecendo não apenas educação, mas oportunidades de desenvolvimento integral. Educação é a base para o futuro, e estou honrada em poder contribuir com um projeto que deixará um legado para as próximas gerações. Mesmo ausente, acompanho cada etapa”, disse a senadora que está em missão internacional .
O modelo de ensino integral prevê carga horária ampliada, atividades complementares e apoio pedagógico, alinhado às diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com uma infraestrutura moderna, as salas padrão FNDE garantem acessibilidade, conforto térmico e acústico, além de tecnologia integrada.