JUNTOS NO SENADO
Na entrega de sexta-feira, 25, dos 44 quilômetros da TO-239, entre Itacajá e Itapiratins, o deputado federal Carlos Gaguim (UB) disse em seu discurso que quer o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com ele em Brasília, ambos como senadores. Wanderlei tem insistido que não renunciará em abril para disputar o Senado.
TENTAM DERRUBAR A CADEIRA

Já o filho de Wanderlei, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), afirmou na solenidade para o pai: “Enquanto alguns tentam lhe tirar a cadeira, tentam te derrubar, o senhor está entregando obras”.
CADA UM NO SEU QUADRADO

Nesse domingo, 27, Wanderlei e o vice-governador Laurez Moreira (PDT) passaram o dia na Praia da Raposa, em Tupiratins. Mas não se toparam. Cada para ficou num lugar diferente da ilha.
SUPLENTE DE AMASTHA NA GESTÃO

Primeiro suplente do vereador Carlos Amastha (PSB), Petion Corado (PSB) vai integrar o governo Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Ele será nomeado assessor parlamentar no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 28. Pela manhã, Petion se reuniu com o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior, para alinhar os detalhes da sua atuação junto à administração municipal.
SERIEDADE E COMPROMISSO
O suplente de Amastha não poupou elogios à gestão. Avaliou como “uma honra” integrar a equipe de Eduardo, que disse estar trabalhando “com seriedade e compromisso por Palmas”. “Vou seguir as orientações do prefeito e contribuir com o que estiver ao meu alcance para o desenvolvimento da nossa Capital”, avisou. Petion foi vereador por dois mandatos em Lagoa do Tocantins, entre 2009 e 2016, e presidiu a Câmara daquela cidade em 2015. Além disso, é servidor de carreira da área de Segurança Pública, com 22 anos de atuação como oficial investigador da Polícia Civil do Tocantins.
DE VOLTA À CÂMARA
Enquanto isso, Carlos Amastha, exonerado da Secretaria da Zeladoria Urbana, voltará à Câmara e está muito chateado com Eduardo Siqueira Campos. Aliados avisam que ele será oposição ao prefeito que ajudou a eleger em 2024,a partir de agora.
CUMPRIMENTOS DA REDE

A Rede Sustentabilidade no Tocantins parabenizou em nota o presidente eleito do PT regional, o advogado Nile William Fernandes. “Não temos dúvidas de que sua vitória representa a aguerrida militância, o respeito aos quadros históricos e o compromisso com o fortalecimento das correntes internas”, afirma o partido. “Desejamos sucesso e colocamo-nos a disposição para entendimentos pautados na defesa das causas sociais. Desejamos êxito à sua gestão e reiteramos nossa disposição para manter canais de diálogo institucional abertos entre nossos partidos, sempre com foco na defesa dos direitos sociais, na justiça climática, na ética na política e no fortalecimento da democracia.”
ELEITOS NESSE DOMINGO
Nile foi eleito em segundo turno nesse domingo, 27, bem como a professora Rosimar Mendes, presidente metropolitana eleita do PT.
NADA DE RECESSO

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) manteve o ritmo de trabalho em julho, apesar do recesso da Câmara. Ele seguiu normalmente por Brasília e, na semana passada, por exemplo, teve audiências no Dnit e no Ministério dos Transportes. Com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, Ricardo garantiu ter obtido a elaboração dos projetos de duplicação do trecho da TO-050 (BR-010) entre Palmas e Porto Nacional e a construção do novo anel viário de Axixá. Ainda confirmou a conclusão da federalização da TO-050, que agora passa a integrar oficialmente a malha federal — um pleito antigo da bancada federal do Tocantins.