A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) informou ter concluído a implantação de internet de alta velocidade em 100% das escolas estaduais localizadas na zona urbana. A iniciativa, que, até o momento, contempla 346 escolas da rede estadual, faz parte do projeto “Wi-Fi nas Escolas”, que integra o Profe Digital. A próxima etapa do projeto será a instalação de internet de alta velocidade nas escolas da zona rural, prevista para este semestre.
ASSEGURAR COBERTURA INTEGRAL
O objetivo é assegurar cobertura integral de rede sem fio em todas as dependências das escolas, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, áreas administrativas e espaços de convivência, o que permite o uso pleno de notebooks, chromebooks, tablets e outros dispositivos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. O investimento garante internet de qualidade para 346 unidades escolares, beneficiando diretamente 116 mil estudantes em diversas cidades do Tocantins.
PONTOS DE ACESSO EMPRESARIAIS
Foram instalados pontos de acesso empresariais (Access Points) de alta performance, com capacidade para até 1.024 conexões simultâneas, além de switches de última geração, nobreaks e racks organizadores. A tecnologia atende aos padrões mais avançados de conectividade e garante estabilidade, segurança e eficiência na transmissão de dados.
PROFE DIGITAL
O profe Digital foi lançado pelo governo do Tocantins, em 2023, com o intuito de promover a transformação digital na rede estadual por meio da inclusão digital como ferramenta para elevar a qualidade do ensino ofertado. Como parte do programa, foram entregues cerca de 30 mil Chromebooks para estudantes do ensino médio da rede estadual e 14 mil notebooks para professores. Além disso, a Seduc adquiriu 97 mil licenças do Google for Education, proporcionando à rede estadual de ensino acesso a inúmeros recursos da plataforma educacional de alcance global.
PLATAFORMA CANVA FOR EDUCATION
A Seduc também firmou parceria com a plataforma Canva for Education, que garante acesso gratuito para todos os estudantes e profissionais da rede estadual. A iniciativa contempla, ainda, formações voltadas ao uso pedagógico da ferramenta, com foco em criatividade e inovação em sala de aula. Outra ação do PROFE Digital foi a promoção do Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
MARCO PARA A REDE PÚBLICA
A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Carla Patrícia Silva Cruz, destacou que a modernização é um marco para a rede pública. “Estamos promovendo um salto na infraestrutura escolar, ampliando a inclusão digital e fortalecendo a qualidade das práticas pedagógicas. Com internet de alta velocidade, professores e alunos terão melhores condições de acessar conteúdos digitais e inovar em sala de aula”, afirmou.
PROGRAMA ESCOLAS CONECTADAS
Um relatório referente ao programa Escolas Conectadas revelou que a iniciativa já chegou a 82,2 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país — o que representa 60% do total de unidades escolares no Brasil. Ao todo, o governo federal prevê atender 137,8 mil instituições com internet de banda larga e wi-fi aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso a internet de qualidade para alunos e professores da rede pública. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 27.
DESTAQUES
Segundo o levantamento, das 27 unidades da federação, 21 já têm mais da metade das escolas conectadas. Mas os destaques são Mato Grosso do Sul (79,30%), Rio Grande do Norte (78,49%) e Goiás (77,07%), que lideram em termos proporcionais.