O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou nesta quarta-feira, 8, que já estão disponíveis na internet as atas das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a governador e vice, senadores, deputados federais e estaduais para as eleições 2018. Segundo o órgão, todos os 31 partidos políticos vigentes no Estado entregaram a documentação.
Diferente do previsto, cinco e não quatro candidaturas ao Palácio Araguaia foram confirmadas. Vão para a disputa pelo Executivo: o governador Mauro Carlesse (PHS), o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), o ex-juiz e advogado Márlon Reis (Rede), o ex-secretário estadual César Simoni (PSL), e a ativista social Bernadete Aparecida (Psol).
As eleições deste ano disponibilizarão duas vagas ao Senado, e nove nomes brigam por elas: os senadores Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR); o ex-governador Siqueira Campos (DEM), os deputados federais César Halum (PRB) e Irajá Abreu (PSD), o deputado estadual Paulo Mourão (PT); o policial federal Farlei Meyer (PSL), o ex-congressita Antônio Jorge (PSL) e Melck Aires (Psol).
Registro de candidatura
Conforme a Resolução 23.548 de 2017, depois de decidido os candidatos escolhidos nas convenções partidárias e a entrega da ata da convenção, os partidos e coligações deverão solicitar até às 19 horas do dia 15 de agosto, o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral, obrigatoriamente por meio do sistema de candidaturas (Candex), que pode ser baixado no portal do TRE.
No sistema, deverão ser inseridos os dados biográficos dos candidatos, bem como informações sobre o partido e a coligação que integram, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade. O partido ou coligação que não optar por realizar o envio pela internet poderá protocolar presencialmente no Tribunal uma mídia com o arquivo do pedido de registro gerado pelo sistema. (Com informações da Ascom/TRE)