Na noite desta quarta-feira, 5, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro abriu oficialmente a programação do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A chefe do Executivo destacou a segurança e o ambiente familiar do festival, que têm atraído turistas de várias partes do Estado e até de fora dele.
“Neste ano não foi diferente, temos nossa Guarda Metropolitana empenhada no policiamento interno e externo do circuito, juntamente com as polícias Militar e Civil e Corpo Bombeiro. Nossos agentes de trânsito também estão empenhados para garantir a segurança viária e controlar o tráfego dentro de Taquaruçu”, completou a prefeita.
Com esse clima de segurança, as famílias puderam prestigiaram a primeira noite da 12ª edição do FGT. Diversas pessoas foram vistas sentada na grama, em cadeiras de praia, para assistirem ao show de Victor e Leo, já outros levaram colchonetes e carrinhos de bebês para as crianças dormirem.
LEIA MAIS
— Público pode eleger os melhores pratos do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu
— Conheça os 69 pratos que concorrem no 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu
Policiamento
Para garantir essa tranquilidade, por noite, dentro e fora do circuito, 35 guardas metropolitanos fardados e seis a paisana fazem o policiamento. Segundo o Subinspetor Simeir, comandante da equipe de segurança da GMP, o festival também conta com um micro ônibus da GMP que serve com base para atender ocorrências. “Nesta primeira noite não registramos nenhuma ocorrência”, garantiu o Subinspetor da GMP.
A Polícia Militar também conta com um efetivo de 35 policiais. Para o comandante do policiamento da PM no FGT, Capitão Eliseu, o patrulhamento é ostensivo e preventivo. “Pessoas em atitudes suspeita são abordadas, e verificamos se há porte de armas ou drogas. Esse trabalho não é feito só dentro, mas fora da área do evento”, complementou o Capitão, lembrando ainda que a PM é auxiliar na organização do trânsito.
Balada Segura
Na segurança viária, os agentes de trânsito, além de controlar o tráfego e fiscalizar para que os ônibus do transporte público cumpram os horários, a atenção está com os perigos da alta velocidade e a combinação de álcool e direção. Diante disso, radar portátil foi colocado ao longo da rodovia, com o objetivo de inibir a alta velocidade e blitz do Balada Segura abordou os carros na volta do evento. “Nosso objetivo é preservar vidas. Sabemos que muitos são conscientes e quando bebem elegem o amigo da vez, mas, infelizmente, têm alguns motoristas que colocam em risco não apenas a sua vida, mas de outros. Por isso, reforçamos a fiscalização”, destacou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Gomes.
Cozinha Show
Na Cozinha Show, que neste ano priorizou os chefs tocantinenses, a prefeita participou da apresentação da chef Milena Barros, natural de Dianópolis, que trouxe a receita de Pirarucu Rico. Um delicioso prato de pirarucu grelhado, acompanhado de farofa de castanha de caju, vinagrete de caju e cajuí e purê de banana da terra, todos ingredientes regionais.
Renova Palmas
Além dos 69 estandes concorrentes, mais o espaço que abriga 16 food trucks não concorrentes, o FGT conta ainda em sua estrutura, o estande do Programa Renova Palmas, desenvolvido pelo Fundação de Meio Ambiente. O ponto de coleta conta com três tambores de 220 litros devidamente identificados para que a população e os comerciantes possam fazer a doação do óleo residual produzido durante os quatro dias de festival. (Com informações da Secom Palmas)
Programação oficial
Atrações Musicais
– quinta, 6, setembro – Banda Liberou Geral e Dorivan – (Regional)
– sexta, 7, setembro – Biquini Cavadão
– sábado, 8, setembro – Titãs
– domingo, 9, setembro – Frederico e Lorenzzo e Show infantil com Batatinha e Personagens
Cozinha Show
– quinta, 6, setembro – Andréa Shima – (Nacional) e CRAS
– sexta, 7, setembro – Adriana Zago, Eduardo Zonta e APAE
– sábado, 8, setembro – Rosa Nunes e Roberta Ribeiro e Juventude (Fund. Juventude)
– domingo, 9, setembro – Ruth Almeida