A chapa do Sebrae para a eleição do dia 10 foi definida durante audiência de sete entidades com o governador Mauro Carlesse (PHS), no Palácio Araguaia, nessa segunda-feira, 3. A presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faet), senadora Kátia Abreu (PDT), se entendeu com a Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Fampec), que indicará como presidente do Sebrae o administrador Rogério Ramos.
O superintendência da entidade será o engenheiro Moisés Pinto Gomes, esposo de Kátia. Para diretor administrativo e financeiro será reeleito o empresário da construção civil e ex-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado (Faciet), Jarbas Meurer.
O governador Mauro Carlesse está indicando como diretora técnica a consultora do Sebrae de Gurupi Eliana Castro de Oliveira, que é também empresária e psicóloga organizacional.
Fontes das entidades que compõem o Sebrae, por óbvio, veem a indicação de Moisés como da cota política da senadora Katia Abreu, porém, elogiaram a indicação. “Ele tem ótimas ideias, é consultor do Banco Mundial, servidor de carreira do Ministério da Agricultura e já foi superintendente da CNA [Confederação Nacional da Agricultura]”, resumiu uma das fontes.
A chapa precisa ser registrada até esta quarta-feira, 5, para concorrer no dia 10. Atualmente, o presidente do Sebrae é Itelvino Pisoni (era o ex-presidente da Faciet, Pedro Ferreira, mas ele se afastou semana passada), o superintendente é Omar Henninmann e o diretor técnico, Higino Júlia Piti.
Entenda o impasse vencido
No início das articulações havia um impasse com o ingresso neste ano da Fampec no rol das entidades que compõem o Sebrae. É que a presidência se dá por rodízio entre as principais federações do Estado — pela ordem, Faet (agricultura), Fecomércio, Fieto (indústria) e Faciet (das associações comerciais).
A presidência hoje está com a Faciet, encerrando o ciclo, que deveria recomeçar com a Faet, presidida por Kátia. Como a nova entidade do grupo, a Fampec defendia que agora era ela quem deveria deveria fechar o ciclo e não mais a Faciet. Logo, insistia, a presidência deveria ficar em suas mãos.
Houve muita conversa nesse período todo e a senadora cedeu. Assim, o presidente da Fampec, o economista Tadeu Zerbini, pôde indicar o administrador Rogério Ramos para a presidência, que é ocupada pelo sistema de rodízio, mas o conselho elege o superintendente e o diretor administrativo e financeiro e o diretor técnico. O Sebrae do Tocantins tem um orçamento de R$ 48 milhões.
Confirma a composição por entidade:
Com direito a presidir o Sebrae, pela ordem:
— Faet,
— Fecomércio,
— Fieto,
— Faciet
— e agora também a Fampec.
Com direito a voto:
— Faet
— Fecomércio
— Fieto
— Faciet
— Fampec
— Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (governo do Tocantins)
— Unitins (governo do Tocantins)
— Banco da Amazônia
— Banco do Brasil
— Caixa Econômica Federal
— Sebrae Nacional
— Universidade Federal do Tocantins (UFT)
— Senar
— Sesi
— Sesc