O deputado estadual Mauro Carlesse (PHS), pré-candidato ao governo do Tocantins, visitou o Jalapão e após conhecer de perto várias comunidades falou em interrupção de visitas, se o Executivo estadual não melhorar a infraestrutura da região.
“Está uma calamidade a estrada entre Mateiros e Ponte Alta. Parece que o governo não visita a região e caso não haja uma intervenção urgente, haverá interrupção das visitas ao Jalapão, principalmente à Cachoeira da Velha e às dunas”, asseverou.
Para o parlamentar, a região é um “diamante que precisa ser lapidado”. “É preciso agregar divisas ao Tocantins a partir de investimentos no Turismo e em projetos sustentáveis na região. Desta forma, iremos melhorar a vida das comunidades locais e colocar o Jalapão como vitrine para Estado”, ressaltou.
Carlesse disse que é preciso investir na estruturação das estradas de acesso a Mateiros e São Félix, capacitar o aparato turístico, fazer parceria forte entre governo e a comunidade local e ainda buscar investidores. Segundo o deputado, o bioma da região precisa de muita atenção por parte das autoridades, pois é frágil e precisa de manejo adequado para evitar impactos degradantes.
Isolamento social
Mauro Carlesse visitou a unidade administrativa que o Estado mantém no local e constatou que a unidade precisa de apoio e investimento para fazer a devida gestão do parque. Na comunidade do Prata, o parlamentar experimentou da rapadura produzida no local e ouviu de alguns moradores as suas opiniões sobre o que precisa ser feito para fortalecer a qualidade de vida local.
“Antes de sonhar com projetos megalomaníacos para a região é preciso primeiro levar infraestrutura para tirar a população do isolamento social e dar a ela condições de explorar seus negócios com dignidade e o devido apoio governamental”, reforçou.
Carlesse também demonstrou preocupação com o forte fluxo de turistas no Jalapão, atualmente devido a exposição dos pontos turísticos na mídia, por meio de novela da Rede Globo: “O outro lado do Paraíso”. (Com informações da Assessoria de Imprensa PHS)