Em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório do Palácio Araguaia, o governador Mauro Carlesse (PHS) anunciou a posse de 202 novos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), que já havia realizado o curso de formação. A posse e a entrada em exercício dos novos servidores ocorrerão a partir do dia 11 de março.
“Podemos nomear até o limite de vagas previsto na Lei 2.808 de 2013, que contempla apenas 202 aprovados no cadastro reserva do concurso. Porém, já está na Casa Civil um Projeto de Lei que propõe a alteração do número de vagas do concurso, que vai possibilitar o chamamento de todos aqueles que concluíram o curso de formação”, explicou o titular da Seciju, Heber Fidelis. Ao todo são 354 aprovados.
Mauro Carlesse deu boas-vindas aos novos servidores e explicou que a posse dos mesmos só será possível devido à atual administração estar realizando cortes de despesas, para enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal , e também para seguir pagando os salários dos servidores em dia. “Sei que hoje é um dos dias mais importantes da vida de vocês e sei também que estão preparados para prestar um serviço eficiente para nossa população”, afirmou o governador.
Heber Luis Fidelis, relembrou que a primeira ordem recebida do governador, foi a do oferecimento do curso de formação para os aprovados. O secretário atestou a qualidade do curso realizado pelos candidatos e demonstrou sua confiança de que esta preparação resultará em trabalho de qualidade. “Juntos, faremos um sistema cada vez melhor”, destacou Heber Fidelis.
Concurso
O concurso público para o provimento de vagas e cargo do quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária da Seciju teve o edital lançado em abril de 2014,e deflagrado em 15 de outubro do mesmo ano. Com aproximadamente 42 mil inscritos, a prova objetiva foi aplicada em dezembro do mesmo ano.
A primeira etapa esteve a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), que o conduziu por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), cabendo à Seciju a realização da segunda etapa do concurso, o curso de formação. A primeira turma iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro do ano passado.
Em 2016, o governo nomeou 820 aprovados para o quadro do sistema prisional, sendo 24 para os cargos de analista em defesa social e 796 técnicos em defesa social. Atualmente, estão em exercício apenas 745 servidores oriundos deste chamamento. (Com informações da Secom TO)