Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa sexta-feira, 8, a Câmara de Palmas realizará sessão solene na quinta feira, 14, às 8h30. Por indicação dos parlamentares, serão homenageadas personalidades femininas, que receberão a Comenda Maria Rosa Castro Sales.
A comenda foi criada em 2009 por iniciativa do então vereador e atualmente deputado estadual Valdemar Junior (MDB). O objetivo é homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços a favor das causas e dos direitos das mulheres ou mesmo às pessoas e instituições que as representam no âmbito do Município de Palmas.
Portuense, Maria Rosa Castro Sales foi educadora. Ela era esposa do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, mãe do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) e do presidente da Câmara de Palmas, Marilon Barbosa (PSB), e avó do deputado estadual Léo Barbosa (SD).
Vítima de câncer de mama, dona Maria Rosa faleceu em 4 de maio de 2002, aos 61 anos, deixando esposo, dez filhos e netos. (Com informações da Ascom Palmas)