O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável já tramita na Câmara de Gurupi e uma audiência pública para debater o tema está marcada para esta quinta-feira, 8, a partir das 19 horas, no Plenário da Casa. O encontro que vai debater as prioridades e demandas do município no assunto foi organizado em conjunto pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças e Orçamento (CFO).
Presidente da CCJ, o vereador Ivanilson Marinho (DEM) destacou a importância da audiência pública. “Esse instrumento não somente é global, como também estratégico da política municipal de desenvolvimento porque irá orientar, nortear e determinar as ações públicas e privadas no território, em todas as áreas, seja na de infraestrutura, comercial, no polo industrial, da saúde, educação, meio ambiente, entre outras”, explicou.
Para o vereador Ataíde Leiteiro (PPS), a participação da comunidade gurupiense é fundamental. “Queremos reforçar que é preciso que as pessoas participem, pois é algo de suma importância para toda a cidade, e a população precisa participar na construção desse plano”, acrescentou.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável que estará em debate é um planejamento no âmbito municipal para a próxima década e está previsto na Constituição Federal; na Lei Orgânica de Gurupi; no Estatuto da Cidade e na Carta Mundial pelo Direito à Cidade. (Com informações da Ascom Câmara)