O governador Mauro Carlesse (DEM) visitou em sua agenda em Portugal na segunda, 11, e terça-feira, 12, duas empresas para ajudar o Tocantins em duas frentes diferentes. O chefe do Executivo esteve com a representantes da Daymon, especializada na construção de marcas; e com a Águas de Portugal, que trabalha com saneamento básico. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), as duas companhias demonstraram interesse no Estado.
Empresa que apresentou Dubai
A visita do governador à Daymon tem como objetivo a promoção do potencial turístico tocantinense. “Essa é a empresa que apresentou Dubai para o mundo. E hoje grande parte do faturamento daquele País vem do turismo. O que estamos oferecendo aqui é um Estado com belezas naturais sem igual, com boas condições para receber o turista, com possibilidade de receber investimentos, com uma comida típica feita com produtos naturais, como nosso tucunaré, com o artesanato, como o nosso capim dourado, e com condições de segurança que os grandes centros do País não têm. O Tocantins é especial e será visto no exterior com todo o valor que tem”, defendeu Carlesse.
Mapeamento e definição de público
Segundo a Secom, Daymon já iniciará um trabalho de consultoria visando oferecer a novos públicos no exterior o potencial turístico do Tocantins. Nas próximas reuniões que devem ocorrer também no Tocantins, a empresa fará o mapeamento das potencialidades do Estado e irá definir os públicos que receberão as apresentações nas diversas possibilidades, tanto na questão do turismo de aventura, no contato com a natureza, como para receber investimentos. E para isso, a empresa realizará estudos de viabilidade jurídica, técnica e econômica.
Estado-marca
O governador Mauro Carlesse propôs a elaboração de um selo, que será levado pela empresa após a identificação dos públicos-alvo e já poderá iniciar o trabalho de divulgação da marca do Estado no exterior.
Saneamento
Outro compromisso do governador Mauro Carlesse foi uma reunião na Águas de Portugal. A visita teve o objetivo de conhecer de perto o modelo adotado pela empresa que viabilizou a captação de recursos e solucionou o problema de saneamento básico das pequenas cidades do País. “Vamos discutir com os municípios a implantação de um modelo que possa dar a melhor destinação para o lixo e também o uso sustentável da água. O mundo todo tem problema com a água e nós precisamos preservar esse bem natural que temos em abundância”, disse. Ficou acordado que, em breve, os dirigentes da Águas de Portugal farão uma visita ao Tocantins.