A comitiva do Tocantins já está em Madri, na Espanha para Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25), que segue até quinta-feira, 12. Entre os os principais objetivos está conseguir atrair investimentos para o Estado.
Amazon-Madrid
Nestas terça, 10, e quarta-feira, 11, ocorre o Amazon-Madrid realizado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, no qual governadores e representantes dos Estados da região discutirão as perspectivas e os compromissos para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia brasileira. O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) estará representando o Tocantins nos painéis de debate.
Iniciativa Campeões da Floresta Tropical
Além de reuniões com investidores alemães e de outros países da Europa, ainda está prevista a assinatura do Tocantins como membro fundador, junto ao Acre e Mato Grosso, da iniciativa Campeões da Floresta Tropical, que faz parte da programação do evento Brasil Moderno, Produtivo e Verde, promovido pelo Earth Innovation Institute (EII) e pelos governos do Acre e Mato Grosso.
Tocantins 20-40 e Pátria Amada Mirim
O Estado ainda quer aproveitar a COP 25 para apresentar sua estratégia Tocantins 20-40, que propõe metas para tornar o Tocantins, em 20 anos, como Estado modelo de desenvolvimento sustentável; o programa Pátria Amada Mirim, que tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino para os desafios da sustentabilidade e promover a formação consciente e cidadã por meio da educação ambiental, e, também, transacionar ativos de carbono e buscar investidores para o Estado.