Pré-candidato a prefeito de Palmas, o empresário Gil Barison assumiu na noite de quarta-feira, 4, a presidência da Republicanos. O evento contou com a presença de dirigentes do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e do Democracia Cristã (DC), colocando-o como um dos primeiros postulantes ao Paço da Capital com alianças
Fase mais difícil superada
Novo na política e pela primeira vez filiado à uma sigla, Gil Barison disse à Coluna do CT considerar ter superada “a fase mais difícil” ao assumir a presidência do Republicanos. “Que era conseguir um partido que me desse visibilidade e condições de participar dos debates e que me permitisse ter tempo de televisão. [A presidência] Vai me dar condições de conversas com outros presidentes para uma eventual aliança, que pode incorporar ainda mais nossa pré-candidatura”, destacou.
Projeto de centro-direita
Apesar de mirar mais partidos para uma aliança, Gil Barison já conseguiu o apoio de duas siglas. “Vamos ter o apoio de dois partidos alinhados com os mesmos ideiais e valores, que é o DC e o PRTB. Partidos de centro-direita”, comemorou. O presidente do PRTB do Tocantins, Júlio Fidelix, e Rogério Fernandes, que está à frente da Democracia Cristã de Palmas prestigiaram a posse do pré-candidato.
Não há razão para trazer gente de fora
Gil Barison se disse surpreso com a boa recepção de seu nome e cita a solenidade de posse como exemplo. “Nós íamos fazer um evento interno no partido. Mas a gente teve que pegar uma sala porque a gente percebeu que ia mais de 150 pessoas, e foi o que aconteceu. Tem muita gente acompanhando e feliz com esta história, com a candidatura”, avaliou. O empresário considerou estar rodeado por “gente boa e capacitada” e aproveitou para mandar uma indireta. “Não existe a menor necessidade de trazer gente do Paraná, do Norte do País, de onde for, como outros aí às vezes fazem”, defendeu.
Confiança
O empresário avalia que a presidência do Republicanos sinaliza ao cenário eleitoral que entrou para valer na disputa pelo Paço. Barison demonstra confiança na vitória. “Dá segurança para todos aqueles que se aproximam, que se interessam pela proposta, de que efetivamente vou até o final. Esta é a mensagem que como presidente passo para o meio político. Eu me vejo como um dos players que tem grande chance de conquistar as próximas eleições. Estou muito animado”. afirma.
Renovação da Câmara
Barison também falou da disputa para as cadeiras da Casa de Leis. O empresário calcula que o grupo formado por Republicanos, PRTB e DC tem cerca de 90 pré-candidatos. “A gente acredita em uma renovação não apenas do Paço, mas também na Câmara. A maneira como se opera na Câmara é consenso: um desastre”, critica.