O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) realizou 85 exames para Covid-19 neste sábado, 4, e confirmou mais dois casos da doença — um em Palmas e outro em Araguaína. No final da noite, um laboratório particular registrou outro caso na Capital, que chega 12 positivações. Araguaína tem outros 4. Com isso, o Estado chega 17 resultados positivos, considerando o do morador de Dianópolis, que está internado em Brasília.
Dois homens
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, os novos casos constatados pelo Lacen são de Palmas e Araguaína, ambos do sexo masculino, de 30 e 51, respectivamente. O paciente de Araguaína teve contato com o terceiro caso confirmado na cidade. O histórico epidemiológico completo dos pacientes está em investigação pelos municípios de origem.
Não é grave
A secretaria confirmou a notificação do paciente de Dianópolis, do sexo masculino, 57 anos, e que procurou uma unidade de saúde apresentando sintomas gripais leves, onde foi orientado isolamento domiciliar. Ainda segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Dianópolis, o paciente decidiu procurar os serviços de saúde de um hospital privado, em Brasília, com resultado positivo para Covid-19 liberado somente neste sábado. O homem está internado e não apresenta sinais de gravidade.
Força-tarefa
O Lacen compôs uma força-tarefa neste sábado e domingo, 5, para fazer os testes e acabar com a fila de cerca de 150 amostras acumuladas desde o dia 18 de março. A expectativa é de a fila seja zerada neste domingo e que o laboratório comece na segunda-feira, 6, a trabalhar com as solicitações do dia.
Maior volume num único dia
Como resultado da força-tarefa, os 85 testes feitos neste sábado foram o maior volume em um único dia, geralmente em torno de 25 diários. O secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, disse à Coluna do CT que a força-tarefa trabalhará com turno dobrado para colocar em dia todos exames pendentes de resultado.
Quadro da Covid-19 no Tocantins até este sábado: