A deputada estadual Claudia Lelis (PV) quer que o governo do Tocantins apresente dados de como o sistema de saúde no Tocantins está preparando para o combate à Covid-19. Ela apresentou um requerimento em caráter de urgência na sessão virtual desta terça-feira,14, com pedido de informações sobre quantos leitos de UTI o Estado tem e onde estão localizados, além da quantidade de respiradores, equipamentos de segurança e de profissionais capacitados para atender a possível demanda de pacientes que apresente quadro de insuficiência respiratória. O motivo foi a flexibilização que o Estado fez na quarentena implantada para enfrentar o novo coronavírus.
Tomou as medidas
A parlamentar pevista destacou que o Tocantins tem se destacado no combate ao Covid-19 porque desde o início tomou as medidas necessárias para evitar a propagação da doença, evitando um eventual colapso no sistema de saúde da rede pública estadual. “Somos o único Estado onde, felizmente, não ocorreu nenhum óbito decorrente da doença”, lembrou.
Prevenção é fundamental
No entanto, deputada ressaltou que, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta, as medidas preventivas são fundamentais para preservar o controle do avanço da Covid-19, uma vez que a propagação não pode ser evitada, mas sim, controlada.
Respeitando critérios
Assim, Claudia defendeu que a flexibilização das regras de quarentena adotadas pelo governo, a partir desta terça-feira, precisam ser realizadas respeitando critérios. “Por isso, como parlamentar e representante da população, quero saber como o sistema de saúde no Tocantins está preparado para isso”, afirmou.