Novo coronavírus é tema de antologia literária
Um certame literário virtual promovido pela Editora Veloso, de Gurupi, conseguiu reunir textos de autores de seis estados, onde os participantes foram desafiados a trabalhar a temática da pandemia por causa do novo coronavírus que assola o mundo.
Em prosa e verso
Assim, sob a coordenação do escritor e editor Eliosmar Veloso, foram selecionados os textos que comporão a Antologia literária Ruas Vazias – O coronavírus em prosa e verso – 2020, cujo lançamento está previsto para a primeira quinzena do mês de maio.
Participantes
A obra vai reunir trabalhos de 34 autores do Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Goiás, que, aproveitando esse período de quarentena, usaram de muita criatividade na abordagem desse tema que mexe com a vida de todos neste momento.
Como surgiu
De acordo com Eliosmar Veloso, a ideia de se criar uma antologia literária que abordasse o tema do coronavírus surgiu num grupo de aplicativo, onde os participantes são todos escritores, e logo ganhou mais adesões. Entusiasmado pela boa receptividade dessa ideia, Veloso decidiu então em promover o certame que selecionou os textos que comporão essa obra.
Quarentena Literária
O Grupo Editorial Record, criou uma plataforma gratuita para escritores e amantes da leitura, com conexão e literatura para os dias de isolamento. Trata-se da Quarentena Virtual.
Movimentação literária
Nesse espaço virtual são realizados encontros literários gratuitos com autores do Grupo Editorial Record, editores e críticos literários. É uma boa oportunidade para os amantes da leitura que estão em casa, de quarentena, possam aproveitar para ler e debater com escritores consagrados.
Chamada de Originais – Pará.grafo Editora
A Pará.grafo Editora abriu uma chamada para livros inéditos, sendo três romances e dois livros de poesia.
Sem custos
Conforme a chamada: “Os autores selecionados não arcarão com nenhum tipo de custo (editoração, revisão, diagramação, impressão) e receberão os direitos autorais conforme será estabelecido em contrato”. O prazo para envio das obras é o dia 30 de junho de 2020.
A voz do povo
Em A voz do povo (Editora Vozes), Carlos Piovezani convida-nos a uma fascinante aventura intelectual: construir uma metalinguagem da emancipação popular, que desnaturalize esse discurso de deslegitimação da fala e da escuta populares.
Tecendo
Com base em diferentes áreas do conhecimento, tais como a Linguística e a História das Ideias Linguísticas, a Análise do Discurso e a História das sensibilidades, Piovezani vai tecendo progressivamente uma genealogia da longa história de discriminações e vai, com muita agudeza, examinando discursos conservadores e progressistas do Brasil e do mundo, para mostrar as mudanças na visão sobre a fala do povo, mas também a permanência de preconceitos.