A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) prepara uma manifestação na terça-feira, 16, em frente ao Palácio Araguaia, para cobrar a entrega rápida das máquinas e ônibus escolares adquiridos pela bancada federal, mas ainda em exposição pelo governo estadual há três meses na Praça dos Girassóis.
Cerca de 90 prefeitos confirmados, mas seguindo orientações sanitárias
De acordo com a comunicação da entidade, aproximadamente 90 gestores já confirmaram presença no ato. A ATM reforça que todos foram orientados quanto às questões básicas de segurança, sendo obrigatório a utilização de máscaras e o distanciamento de 1,5 metro. À Coluna do CT, o presidente da associação e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), afirma que seria um “desserviço” não dar exemplo neste sentido.
Calendário eleitoral pode prejudicar entrega
Jairo Mariano relatou à Coluna do CT que as máquinas e ônibus escolares é uma reivindicação dos prefeitos ainda de 2017 e desde então a associação tem acompanhado o andamento do processo. “Mas chegamos ao limite”, avisa. O presidente da ATM alerta que o calendário eleitoral vai proibir a partir do dia 5 de julho a entrega desses veículos, mas mesmo assim o governo estadual não dá prazo para a entrega.
Interesse exclusivo de atender comunidades
O presidente da ATM ainda faz questão de ressaltar que a manifestação será um ato pacífico e que nada tem a ver com política. “É interesse exclusivo de atender as nossas comunidades. Não suportamos mais este grande peso, sem dar a contrapartida necessária aos nossos produtores”, narra Jairo Mariano, citando a importância das máquinas para realizar a recuperação de estradas vicinais com o objetivo de facilitar o escoamento da produção.
Sem festa
A demora para entregar os veículos já vinha amargando a relação entre bancada federal e o Palácio Araguaia. A senadora Kátia Abreu (Progressistas) voltou a cobrar a entrega dos veículos nesta quinta-feira, 11, em vídeo divulgado nas redes sociais. “Queremos que o governador entregue as máquinas. Nós estamos em plena pandemia, não é hora de esperar fazer festa, juntar gente”, diz a parlamentar. Veja abaixo a gravação: