Após o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), poupar o governador Mauro Carlesse (DEM) das duras críticas feitas em relação ao trabalho da Secretaria da Saúde (Sesau), o Estado afirma que enviará 10 respiradores para equipar os leitos do Hospital Infantil do município. O anúncio foi feito pelo próprio chefe do Executivo em entrevista nesta quinta-feira, 18, a um programa local.
Temos que estar unidos
Carlesse pregou União entre os entes para combater a Covid-19. “Esse é um momento difícil, em que temos que estar unidos para combater o novo coronavírus e, como o município está precisando e nós temos os respiradores, vamos ceder sim. Porque o nosso objetivo é atender a população”, disse o governador, avaliando que o cenário grave de Araguaína deve-se à proximidade com o Maranhão e o Pará.
Nós temos uma rede e paciente não vai ficar sem atendimento
O governador ainda reforçou a defesa já feita pela Secretaria de Comunicação Social sobre o funcionamento da assistência aos pacientes de Covid-19, que não é limitada ao município. “Sabemos que os leitos de Araguaína estão com alto índice de ocupação, mas nós temos uma rede e, se for preciso, o paciente pode ser levado para Palmas, Gurupi, onde for, mas não vai ficar sem atendimento. Temos UTIs terrestres e aéreas para atender a nossa população, no momento que precisar”, comentou.
Epicentro
Araguaína concentra quase 40% dos casos totais de Covid-19 no Tocantins e a cada 100 habitantes do município, um já teve diagnóstico confirmado para a doença. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta, 18, Araguaína tem 3.086 casos confirmados, sendo que 40 evoluíram a óbito. (Com informações da Secom)