Está definida a única chapa da eleição da Mesa Diretora da Assembleia, que será eleita nesta terça-feira, 6, às 9 horas. A novidade é o deputado Valdemar Júnior (MDB) como segundo secretário. O primeiro é o também emedebista Jair Farias, indicado pelo bloco MDB/DEM.
Valdemar cogitou candidatura avulsa
Valdemar queria ter sido o indicado, mas, preterido, chegou a cogitar uma candidatura avulsa. Para evitar o bate-chapa com Jair, o presidente Antônio Andrade (PTB), que será reeleito nesta terça, convidou o emedebista para o lugar da Valderez Castelo Branco (Progressistas), que declinou da segunda secretaria para garantir a conciliação.
Dertins desistiu da 1ª vice
Outro que também desistiu de bater-chapa foi Eduardo do Dertins (Cidadania), que queria a vaga de primeiro vice-presidente, que ficou com Cleiton Cardoso (PTC).
Fabion desistiu da 3ª secretaria
Fábion Gomes (PL) iria disputar a vaga da terceira secretaria, mas também desistiu após ser convencido pelo presidente Antônio Andrade. Assim, a vaga continuará com Vanda Monteiro (PSL). Amália Santana (PT) seguirá como quarta secretária.
Segundo vice
Léo Barbosa (SD) será o segundo vice-presidente da mesa diretora.
Eleição antecipada
A eleição da mesa é antecipada, já que é válida para o biênio 2021/2022, e a posse só ocorre no início do ano legislativo, em fevereiro do ano que vem.
Confira como ficou a chapa, que deve ser a única a disputar a eleição da mesa nesta terça:
Presidente: Antônio Andrade (PTB)
1º vice-presidente: Cleiton Cardoso (PTC)
2º vice-presidente: Leo Barbosa (SD)
1º secretário: Jair Farias (MDB)
2º secretário: Valdemar Júnior (MDB)
3ª secretária: Vanda Monteiro (PSL)
4ª secretária: Amália Santana (PT)