O promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka faleceu na madrugada deste sábado, 8, aos 67 anos, vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 29. Natural de Ferraz de Vasconcelos (SP), Kasuo se aposentou em novembro de 2014. Era casado e deixa dois filhos. Em virtude da pandemia, não haverá velório. O sepultamento será às 11 horas, no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
Defesa dos Direitos Humanos
Em nota, o Ministério Público Estadual afirmou que o promotor deixa um legado para a história do órgão “por sua atuação em defesa dos idosos, das mulheres e dos Direitos Humanos como um todo”. “Demonstrava amor pelo trabalho ministerial e pelo ideal de promoção da Justiça. Também se destacou na área acadêmica, quando foi coordenador do curso de Direito da Unitins e ajudou a pensar os rumos da Instituição”, afirma o documento.
Um exemplo de profissional
A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, decretou luto oficial de três dias no âmbito do Ministério Público e lamentou a morte do colega. “Dr. Kasuo era notável por sua atuação, ele deixa um legado para nós, um exemplo de profissional que nos servirá como guia”, ressaltou Maria Cotinha.
Notas de pesar
“
Nota de Pesar- Promotor de Justiça José Kasuo Otsuka
É com imenso pesar que recebi neste sábado, 8, a notícia de falecimento do promotor de Justiça aposentado, Dr. José Kasuo Otsuka. Dr. Kasuo, como era conhecido, trouxe grandes contribuições para o fortalecimento das instituições, entre elas o Ministério Público.
Pioneiro no Estado, também deixou sua marca registrada na área acadêmica, quando foi coordenador do curso de Direito da Unitins.
Em nome do Estado do Tocantins quero agradecer ao Dr. Kasuo pela sua dedicação de forma relevante para o crescimento institucional do nosso Estado e pela sua brilhante trajetória em prol da nossa sociedade.
Neste momento de pesar, venho prestar minha solidariedade à família e aos amigos e pedir ao nosso Deus que dê conforto a todos para superar essa perda irreparável. A todos os meus sentimentos.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
______________________________________
É com profundo sentimento de pesar que os integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) lamentam o falecimento do promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, ocorrido na madrugada deste sábado, 08 de agosto. Dr. Kasuo, como era conhecido, foi vítima da Covid-19, e estava internado desde a última quarta-feira, 29.
Kasuo deixa um legado para a história do Ministério Público tocantinense por sua atuação em defesa dos idosos, das mulheres e dos Direitos Humanos como um todo. Demonstrava amor pelo trabalho ministerial e pelo ideal de promoção da Justiça. Também se destacou na área acadêmica, quando foi coordenador do curso de Direito da Unitins e ajudou a pensar os rumos da Instituição.
Sua carreira no Ministério Público começou em 1991, quando ao ingressar na Instituição foi titularizado na Promotoria de Justiça de Axixá. Atuou ainda nas Comarcas de Pedro Afonso, Guaraí, Colinas, Araguacema, Arapoema, Paranã, Natividade, Palmeirópolis, Taguatinga, Arraias, Aurora, Itacajá, Cristalândia, Pium, Colmeia e Novo Acordo. Em 1999, foi removido para atuar na Capital.
Também assumiu funções na alta administração do MPTO. Em 1998 foi Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Em duas gestões assumiu a Chefia de Gabinete da PGJ, em 2000 e 2012. Coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e o Centro de Apoio Operacional da Mulher. Foi Assessor no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Integrou também as Comissões Permanentes de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, ambas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG).
Natural de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, Kasuo se aposentou em novembro de 2014. Tinha 67 anos, era casado e deixa dois filhos. Em virtude da pandemia, não haverá velório, o sepultamento será às 11h, no Cemitério Jardim das Acácias.
A Procuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, decretou luto oficial de três dias no âmbito do Ministério Público e lamentou a morte do colega. “Dr. Kasuo era notável por sua atuação, ele deixa um legado para nós, um exemplo de profissional que nos servirá como guia”, ressaltou a PGJ.
À família, os integrantes do Ministério Público desejam conforto neste momento de dor”.
__________________________________
O Tribunal de Justiça do Tocantins lamenta com pesar o falecimento promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, ocorrido na madrugada deste sábado (8/8). Dr. Kasuo, como era conhecido, foi vítima da Covid-19 e estava internado desde a última quarta-feira, 29.
Natural de Ferraz de Vasconcelos (SP), José Kasuo se aposentou em novembro de 2014. Tinha 67, era casado e deixa dois filhos. Em virtude da pandemina, não haverá velório e o sepultamento está marcado para 11h, no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
Membros do Judiciário lembram com muito respeito e admiração a atuação do promotor José Kasuo. “Ele foi um parceiro importante, sempre apoiou a magistratura tocantinense”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que também lembrou da relevante contribuição do Dr. Kasuo nos cursos de Direito no Tocantins, quando foi diretor de uma instituição de ensino superior em Colinas.
Neste momento de grande consternação, os membros da Corte e demais magistrados e servidores do Poder Judiciário tocantinense se solidarizam com seus familiares, rogando a Deus que traga conforto ao coração de todos.
_________________________________
A Associação Tocantinense do Ministério Público se solidariza com a família e amigos do promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, em razão de seu falecimento, ocorrido nesta madrugada em Palmas.
Neste momento de dor, externamos nosso voto de pesar pela grande perda e agradecemos a dedicação e trabalho prestado ao Ministério Público do Tocantins desde 1991, atuando nos municípios de Axixá do Tocantins, Pedro Afonso, Guaraí, Colinas do Tocantins, na Capital e, por último, na chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, aposentando-se em 2014. Nos ano de 1999 a 2001 ele foi tesoureiro da ATMP.
José Kasuo tinha 67 anos, era casado e deixa dois filhos.
__________________________________
É com grande pesar que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi) lamenta o falecimento do promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, ocorrido na madrugada deste sábado, 08, por complicações da Covid-19, e que estava internado desde a última quarta-feira, 29.
Dr. Kasuo, como era conhecido, foi eleito como titular no Comdipi para representar a Associação do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoa com Deficiência (Ampid), na última quinta-feira, 06, para ocupar uma cadeira da entidade no biênio 2020-2022.
Lamentavelmente, perdemos esta pessoa especial, que deixou na história tocantinense um grande legado na atuação em defesa da pessoa idosa, das mulheres e dos Direitos Humanos como um todo. Promovendo a Justiça em todas as suas ações e sempre demonstrava amor pelo seu trabalho.
Que neste momento de imensa dor e perda, que a família e amigos tenham seus corações reconfortados, sabendo que continuaremos na luta, inspirados por Dr. Kasuo, promovendo a justiça e os direitos da pessoa idosa.