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Estado paga valor fixo de R$ 159 mil à Pipes por travessia gratuita em Porto; economia é de 70,3% sobre a tabela

Redação por Redação
03/05/2019 às 19:36
em Negócios
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Estado paga valor fixo de R$ 159 mil à Pipes por travessia gratuita em Porto; economia é de 70,3% sobre a tabela

Economia do Estado é de R$ 378.049,61 ao mês em relação ao preço de tabela (Foto: Secom TO)

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O governo do Estado fechou um valor fixo mensal de R$ 159.450,39 à Pipes para que os motoristas de veículos leves e caminhonetes não paguem pela travessia de balsa sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional. A balsa foi instalada depois do fechamento da ponte no início de fevereiro. Conforme a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), nos dois primeiros meses de operação, 25 mil veículos utilizaram o serviço mensalmente.

Dessa forma, o governo está pagando R$ 6,38 por veículo, enquanto o custo de tabela da Pipes divulgado em fevereiro é de R$ 21,50. Se pagasse o valor tabelado, o Estado estaria desembolsando R$ 537,5 mil para garantir a gratuidade. Assim, a economia é de R$ 378.049,61 ao mês, ou 70,3% do preço de tabela.

Os número foram revelados ao CT depois de o deputado estadual Júnior Geo (Pros) distribuir texto sobre o discurso que fez nessa quinta-feira, 2, em que contou ter conversado com funcionários da empresa Pipes e perguntado quem é o servidor do Estado que está contabilizando a quantidade de veículos que atravessam a balsa. “Para minha surpresa, afirmaram que não tem ninguém, que às vezes aparece algum servidor do Estado para contabilizar, mas que é muito raro”, afirmou Geo na tribuna.

ANÚNCIO

“O governo do Tocantins esclarece que as declarações do deputado Júnior Geo estão equivocadas, uma vez que os serviços travessia de pedestres, motos, carros e caminhonetes, de forma gratuita para a população, na balsa em Porto Nacional, foram contratados junto à empresa prestadora do serviço, por um valor fixo mensal de R$ 159.450,39. E não por cada veículo.  O governo do Estado informa ainda que a média aferida nos dois primeiros meses de operação da balsa, foi de 25 mil veículos por mês”, diz a nota da Secom.

Inicialmente, a travessia seria paga pelos motoristas, mas, após pressão da comunidade portuense, o Estado recuou e liberou serviço gratuitamente para veículos de passeio e caminhonetes.

— Confira tudo o que o CT publicou sobre a Ponte de Porto Nacional

Transparência
Geo ainda cobrou transparência sobre as ações relacionadas à Ponte de Porto Nacional. Segundo ele, três meses já se passaram do fechamento da ponte e não é de conhecimento público as ações tomadas para resolver a situação.

“Eu gostaria apenas que o governador encaminhasse a esta Casa de Leis o que está sendo feito desde o fechamento da ponte. Se foi feita uma licitação, se foi feito um laudo, o que diz o laudo, para que promovam a transparência necessária porque nós, cidadãos de origem portuense, representantes do Estado, temos que dar esclarecimento à sociedade”, destacou o parlamentar.

Reforma
Nesta sexta-feira, 3, o governador Mauro Carlesse (PHS) anunciou que a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) iniciará na segunda-feira, 6, uma série de melhorias na Ponte de Porto Nacional. Com esta reforma, Carlesse prevê a liberação para tráfego de veículo em até 30 dias para veículos pequenos e caminhonetes.

Tags: ALTOJúnior GeoNegóciosPonte de Porto Nacional
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