COISA BOA CHEGANDO
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), usou como gancho a eleição presidencial realizada domingo, 19, entre o extremista Javier Milei e o ministro da Economia, Sérgio Massa, para falar do processo sucessório da Capital. Cinthia avisou: “Os palmenses não precisarão viver um pesadelo, não terão que escolher entre ‘o ruim’ e o ‘menos pior’. Tem coisa boa chegando”.
HOMENAGEM INÉDITA A WAGNER
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), recebeu uma emocionante homenagem da Loja Maçônica Cláudio Neto nº 4 na noite dessa segunda-feira, 20. Mais: uma homenagem inédita a um político, num evento que contou com cerca de 100 pessoas e maçons de outras lojas de Araguaína. O motivo da homenagem foi a parceria bem-sucedida com o município para a gestão do Cantinho do Vovô e o bom trabalho de Wagner à frente da cidade. “Eu tenho 27 anos de Maçonaria e nunca nem um prefeito recebeu uma homenagem dessas”, observou Francisco Valtércio Pereira, membro da Loja Maçônica Cláudio Neto e venerável por quatro vezes.
NUNCA RECEBEU
O detalhe político dessa homenagem é que o principal adversário de Wagner em 2024, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) é maçom de berço, mas nem mesmo ele recebeu honraria do tipo.
OPOSIÇÃO EM PARAÍSO
Claro que o destaque da entrega da reforma de R$ 1.292.368,06 do Ginásio Ercílio Bezerra de Castro nessa segunda-feira, 20, em Paraíso, foi a ausência do prefeito da cidade, Celso Morais (MDB). Na solenidade estavam todos os principais atuais adversários dele e ex-aliados, o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), o ex-governador e ex-prefeito Moisés Avelino (MDB) e, lógico, o pré-candidato a prefeito pela oposição e agora turbinado como secretário da Governadoria, Osires Damaso (Podemos).
DESTAQUE A DAMASO
Conforme quem participou, o clima foi bem festivo, com todas as correntes da cidade que apoiam a pré-candidatura de Damaso presentes. Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) procurou dar todo destaque possível a seu secretário e pré-candidato, Damaso. Wanderlei ressaltou a nomeação do ex-deputado federal em sua gestão e a importância dele para a representatividade de Paraíso.
FORTALECE O PROJETO
Ao contrário do que seus adversários têm dito, que a secretaria vai afastá-lo de Paraíso, o que não contribuirá para a sua pré-candidatura, Damaso garante a seu grupo que é o contrário: a nomeação fortalecerá o projeto deles de chegar à prefeitura no ano que vem.
ALEXANDRE COM AVELINO
Quem também esteve em Paraíso nessa segunda-feira foi o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos). Acompanhado do deputado estadual Nilton Franco, ele se reuniu com um dos mais importantes caciques do MDB, o ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino. Nos bastidores, o que se diz é que, inclusive, a pauta da conversa foi o MDB, que, como a coluna já antecipou, deve receber Guimarães logo, logo. O deputado deve ser o novo presidente da legenda e, por isso, já se movimenta entre os caciques, avisam aliados.
NILTON FRANCO E O MDB
Por falar nisso, Nilton Franco é emedebista histórico. Ele deixou o partido ano passado, preocupado com a sua reeleição, mas o parlamentar já até avisou que um dia voltará à legenda, tamanha sua afeição pela sigla. Pelo MDB, Nilton foi eleito para todos os cargos que ocupou, de prefeito de Pium a deputado estadual. Por isso, a pergunta que se ouve: com a mudança no comando regional, Nilton pode regressar ao MDB em 2026?
PDT QUER ATÉ 3 VEREADORES EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, o vice-governador e presidente regional do PDT, Laurez Moreira, se reuniu com líderes políticos e representantes de um grupo de pré-candidatos a vereador. O objetivo é o fortalecimento da sigla com a composição de uma chapa proporcional em condições de eleger de dois a três vereadores no município no ano que vem.
DE VOLTA AO CENÁRIO
Um dos resultados do encontro é que uma personalidade política do passado recente do Tocantins voltará ao cenário, o ex-deputado estadual Palmeri Bezerra, que assumirá o comando do PDT em Araguaína. O atual presidente, Dilson Júnior, deixará o cargo para ser candidato a vereador.
ASSÉDIO A MARILÚCIA
Na programação dos 65 anos da emancipação política de Gurupi no dia 14 um dos destaques foi a inauguração da primeira etapa da Via da Integração Siqueira Campos, uma homenagem ao ex-governador, falecido em julho. Quem falou em nome da família foi o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), mas quem acabou muito assediada pelo governador Wanderlei e pela prefeita Josi Nunes (UB) foi a viúva de Siqueira, dona Marilúcia Siqueira Campos, tratada com o máximo carinho por ambos.
ESTÁ NO CIRCUITO
Ainda que pouco lembrado no processo sucessório de Palmas, o deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos) é pré-candidatíssimo a prefeito. Pelo menos é o que garantem seus aliados. Contudo, afirmam que ele só vai intensificar a movimentação ano que vem, até para evitar o desgaste que avaliam estar ocorrendo com os demais postulantes.
PODE PASSAR BASTÃO A PEDRO
A ideia é colocar o nome nas ruas já no início de 2024 e buscar crescer nas pesquisas. Se o desempenho não for o esperado, Cleiton não pensa em desistir. Pode, então, passar o bastão para seu filho, o vereador Pedro Cardoso (UB).
TAMBÉM COM BOA RELAÇÃO COM CINTHIA
Cleiton é do mesmo partido que outro pré-candidato, Ricardo Ayres, portanto, também opção para o Palácio na sucessão de Capital. Como Ayres, o deputado e seu filho também possuem bom trânsito com a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro — isso considerando aquela movimentação para que Paço e Palácio estejam no mesmo palanque.
MESMA CONVERSA DO JAIRO MARIANO
Ambos, Ricardo Ayres e Cleiton/Pedro Cardoso, dizem que vão melhorar o desempenho diante da opinião pública para se colocarem como opção competitiva para Wanderlei. Diante disso, um importante articulador comentou à coluna: “Mesma conversa do Jairo Mariano [PDT], e deu no que deu”.