CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Presidente da ATM participa de todos os encontros do Agenda Cidadã e fortalece união do TCE com Municípios

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, participou nesta terça-feira, 21, em Pedro Afonso, do sexto encontro do Agenda Cidadã 2023, evento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem o objetivo de orientar os gestores municipais e legisladores sobre a importância da sociedade na gestão administrativa local.

Ao participar do evento em Pedro Afonso, o presidente da ATM conclui sua presença em todos os encontros do Agenda Cidadã 2023, que percorreu Gurupi, Taguatinga, Araguaína, Araguatins, além da capital Palmas. Em cada encontro, um conjunto de Municípios que compõem uma respectiva relatoria do Tribunal de Contas.

ATM 

Em seu discurso, o presidente da ATM reafirmou a importância da união do TCE com os Municípios. “Quanto mais estreitarmos as relações entre as gestões e os conselheiros do Tribunal, mas teremos assertividade nas políticas públicas e na condução dos Municípios. Quem mais ganha com isso é a sociedade”, disse Borges, ao parabenizar o TCE por promover o evento que permite ampliar esse envolvimento.

Sexta relatoria 

O conselheiro do TCE, Alberto Sevilha, responsável pela sexta relatoria, disse que o encontro “é uma reunião municipalista, voltada aos gestores e sociedade, pois são as políticas públicas executadas nos Municípios que fazem o Estado e a Nação”. Compõem a sexta relatoria do TCE 26 municípios do Tocantins, presentes nas regiões Centro Norte e Vale do Araguaia.

Pedro Afonso 

Anfitrião do encontro, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquimzinho, enalteceu a presença da Corte de Contas no Município. “É o Tribunal mais próximo do cidadão, ao oportunizar que gestores públicos, sejam prefeitos, secretários, contadores, tenham conhecimento sobre a legislação e as boas práticas a serem aplicadas em seus respectivos Municípios”.

Selo Unicef 

Pedro Afonso e Tupirama foram reconhecidos no Agenda Cidadã como os Municípios da relatoria que mais avançaram em etapas do “Selo Unicef, Município Aprovado”. Em Tupirama, as ações do NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente) obteve resultados positivos. “Tupirama aderiu a metodologia do UNICEF no ano de 2021 e desde então temos recebido todo suporte no que diz respeito às políticas públicas para crianças e adolescentes. O NUCA tem feito diferença na vida de nossos adolescentes com encontros semanais, incentivando principalmente o protagonismo na sociedade”, disse o prefeito de Tupirama, Ormando Brito Alves.

O sexto encontro do Agenda Cidadã em Pedro Afonso encerra o programa em 2023. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também