KARYNNE TOMA CENA NO ENCONTRO DA ATM
No III Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins, realizado nessas quarta, 8, e quinta-feira, 9, com 400 participantes, a primeira-dama Karynne Sotero (de branco) tomou a cena. Foi muito assediada por prefeitos e, principalmente, pelas primeiras-damas dos municípios presentes, esbanjou simpatia e teve o discurso muito aplaudido. Ela passou por lá na noite de quarta, que contou ainda com a presença da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), das prefeitas de Gurupi, Josi Nunes (UB), e de Guaraí, Fátima Coelho (UB), da secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, e da prefeita de Vargem (SC), Milena Sanders Lopes, presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
DIOGO MOSTROU PRESTÍGIO COM OS PARES
O evento foi realizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e criado na gestão do atual presidente, Diogo Borges (PSD), prefeito de Talismã. Inclusive, o sucesso absoluto do encontro demonstrou o tamanho do prestígio de Diogo junto a seus pares prefeitos.
DÁ VOZ À MULHER
Em seu pronunciamento, Karynne garantiu que o governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) “dá voz à mulher”. “O governador tem demonstrado que, no governo dele, nós temos o nosso espaço”, afirmou a primeira-dama. Wanderlei criou este ano a Secretaria Estadual da Mulher e Karynne também tem tido seu espaço no Palácio para atuar em diferentes setores. “Eu quero deixar o meu gabinete e o Palácio Araguaia de portas abertas, não, escancaradas para vocês”, avisou.
PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dorinha informou no encontro que o senador Eduardo Gomes (PL) está destinando 44 caminhonetes para as Secretarias de Assistência Social dos municípios e ela R$ 30 milhões para as ações dessas pastas, geralmente comandadas por primeiras-damas.
GOVERNADORA NO TO
O presidente da ATM, Diogo Borges, avaliou que essa foi a melhor edição do Encontro de Mulheres Municipalistas, com a maioria das prefeitas e primeiras-damas presentes. Em seu discurso, Diogo chegou a “profetizar” que “no futuro” o Tocantins ainda terá uma governadora. Presente, claro que Dorinha deve ter gostado. Inclusive, várias primeiras-damas chegaram a chamá-la de “governadora” no evento.
REFERÊNCIA FEMININA
Sobre se sua fala tinha a senadora, já tida como pré-candidata ao Palácio em 2026, como endereço, Diogo desconversou, mas pontuou: “Dorinha hoje é a maior referência feminina na política tocantinense e do Brasil também”. Para o presidente da ATM, “é impossível falar de política feminina tocantinense sem lembrar da Dorinha”.
DORINHA PRESTIGIADA PELO PALÁCIO
E a senadora se mostrou bastante prestigiada pelo Palácio Araguaia. Na manhã desta sexta-feira, 10, seu partido realizou o União Brasil Mulher Tocantins, com o workshop “Defesa Lilás”, cujo objetivo é promover e ampliar a participação de mulheres na política. O evento contou com quase todas as principais personalidades femininas do governo Wanderlei. Além da secretária Berenice, estavam por lá a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; e a da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida. Desde o encontro da ATM, Dorinha tem dito que quer mais mulheres no UB e que vai fazer um movimento no Estado para isso.
PADILHA E WANDERLEI ALMOÇAM NESTE SÁBADO
O governador Wanderlei participou da abertura da 4ª edição da Caravana Federativa, na manhã desta quinta-feira, 9, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, mas, por ter viajado a Manaus (AM) em agenda do Estado, não estará nesta sexta-feira para receber o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Contudo, os dois vão almoçar neste sábado, 11, quando Padilha ainda vai se reunir com partidos da federação PT-PV-PCdoB e com os movimentos sociais do Estado.
CELSO MORAIS ENTRA NA DISPUTA DA CÂMARA
O vereador Ricardo Diniz (Podemos) é o novo presidente da Câmara de Paraíso. Ele foi eleito na manhã desta sexta-feira, 10, por 7 votos a 6, com apoio do prefeito Celso Morais (MDB), derrotando Wedson Araújo (PL). A oposição trata de “estadualizar” a disputa e afirma que Celso trabalhou para derrotar o candidato do Palácio, Wedson, apoiando um ex-aliado do ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos), que provavelmente será seu principal adversário nas eleições do ano que vem.
NOVA MESA
Com mandato de um ano, a mesa ficou composta da seguinte forma:
Presidente: Ricardo Diniz (Podemos)
Vice-Presidente: Josefa Araújo (MDB)
Primeiro Secretário: Silvana Luz (PSD)
Segundo Secretário: Adriana Câmara (Solidariedade)
Terceiro Secretário Josival Barboza (Avante).
VÍDEO MOSTROU PROXIMIDADE
Uma semana antes, o prefeito chegou a gravar um vídeo com o vereador Ricardo Diniz, que declarou apoio à gestão de Celso e foi também afagado pelo alcaide. Assista:
SEM BATE-CHAPAS DESDE 2017
A Câmara de Paraíso não tinha um bate-chapas desde 2017. Todas as eleições desde então foram definidas por consenso entre os parlamentares, sem a interferência do Executivo. Para a oposição, o que mudou agora é o processo sucessório de 2024 e o rompimento de Celso com seus principais aliados de 2020, como o ex-prefeito Moisés Avelino (MDB), o ex-deputado Osires e o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos).
PEDROS E NÃO JUDAS
Antes da eleição desta manhã, direcionando a palavras aos parlamentares membros de sua chapa, Wedson Araújo desabafou: “Somos Pedros e não Judas, pois não apunhalamos pelas costas”, em alusão à passagem bíblica, antes da votação, já sabendo do movimento para derrotá-lo.
MDB PARA LEANDRO COUTINHO
O presidente da Câmara de Colinas, Leandro Coutinho (PT), visitou o presidente regional do MDB, Marcelo Miranda, e recebeu a proposta de assumir o comando do partido na cidade. Pré-candidato a prefeito, Coutinho está de malas arrumadas para deixar o PT, com o qual mantém tumultuada relação. O vereador gostou da conversa, mas ficou de pensar até o inicio de 2024, antes de qualquer decisão.
PARTIDO DE ADRIANO EM 2020
O MDB foi o partido pelo qual o ex-prefeito Adriano Rabelo tentou a reeleição em Colinas em 2020. A legenda elegeu três vereadores na cidade.
À ESPERA DE RECIPROCIDADE
Sobre o apoio do governador Wanderlei a Dida Moreira (PDT), irmão do vice-governador Laurez Moreira (PDT), a prefeito de Dueré, outros grupos da cidade lembram que também estiveram no palanque do Palácio em 2022 e contam com a reciprocidade. Entre os eles, os pré-candidatos Lemuel Brito, atual vice-prefeito; o ex-vereador Arleuson (sem partido) e o vereador Raullison Marinho (Podemos).
GERALDO SILVA EM BRASÍLIA
O vereador de Araguaína Geraldo Silva (MDB) visitou gabinetes da bancada federal em Brasília nesta semana. Ele esteve com o senador Eduardo Gomes (PL) e com os deputado federais Filipe Martins (PL), Alexandre Guimarães (Republicanos) e Lázaro Botelho (PP). Silva apresentou diversas demandas aos parlamentares do Estado.