SEM QUALQUER POSSIBILIDADE
O secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha, negou à coluna nessa terça-feira, 7, “qualquer possibilidade” de o governo retirar a autonomia da Unitins, que garante 1% do orçamento estadual à instituição, o que dá R$ 130 milhões anuais. A informação dessa retirada foi repassada à coluna semana passada. De acordo com Rocha, o que houve de concreto foi uma reunião em que se discutiu a prestação de contas desse recurso da Unitins, uma vez que a universidade é vinculada à Secretaria Estadual da Educação e existe a necessidade de contabilização do gasto constitucional mínimo com a área, que é de 25%.
SEGURANÇA JURÍDICA
Segundo o secretário, a preocupação levantada naquela reunião foi quanto à segurança jurídica dos recursos aplicados pelo Estado na Unitins, o que disse que está sendo resolvido entre a própria instituição e o comitê gestor, composto por pastas como Procuradoria-Geral do Estado, Casa Civil e Secretarias da Administração, Fazenda e Planejamento. “O governador Wanderlei Barbosa em nenhum momento ventilou essa possibilidade de retirar a autonomia da Unitins”, garantiu Rocha.
ÁLVARO DA A7 NO PSB
O PSB estadual fará na Câmara de Palmas, na sexta-feira, 10, a partir de 18 horas, filiação de dez pré-candidatos a prefeito do interior. A lista é mantida sob sigilo pelo presidente regional Carlos Amastha, mas um nome confirmado é o do empresário Álvaro da A7, prefeiturável de Porto Nacional.
PALMAS É PORTO DE 2012
Álvaro chega ao PSB muito prestigiado e com grande expectativa do partido sobre seu desempenho nas eleições da cidade do ano que vem. A ponto de Amastha comparar o momento eleitoral de Porto com o da Capital na primeira vitória do ex-prefeito em Palmas: “Porto hoje é Palmas de 2012, com a cidade completamente insatisfeita com sua classe política, com a falta de resultados”, avaliou o presidente regional da legenda.
AS 5 APOSTAS DO PSB
No evento de sexta, o PSB terá a presença de seu presidente nacional, Carlos Siqueira. O partido aposta em cinco pré-candidatos de capitais: Tabata Amaral, em São Paulo; João Campos, que vai à reeleição em Recife (PE); Luciano Ducci, em Curitiba (PR), Duarte Júnior, em São Luís (MA) e Carlos Amastha, em Palmas. Inclusive, foram os único cinco prefeituráveis que o PSB expôs em seu programa eleitoral semana passada.
18 DEPUTADOS EM FORTALEZA
Dos 24, 18 deputados estaduais seguiram para Fortaleza (CE), nessa terça-feira, 7, para a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que seguirá até sexta, 10. Entre os que não foram estão Jair Farias (UB), Júnior Geo (Podemos), Fabion Gomes (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), que está em Barcelona (Espanha), num evento sobre cidades inteligentes; e Jorge Frederico (Republicanos), que, pré-candidato a prefeito, preferiu participar das festividades do aniversário de Araguaína.
NOME PARA CARRASCO BONITO
Médico de Carrasco Bonito, Robson de Sousa Nascimento (PDT) é um dos nomes da corrida sucessória da cidade. Ele sinalizou que vai para a disputa em conversa a deputada Vanda Monteiro, parlamentar que mantém um forte grupo político na região do Bico do Papagaio. O médico é respeitado em Carrasco Bonito e tem vasto trabalho pela região.
TRANSPORTE ESCOLAR NO ALVO
Reclamação grande dos moradores da zona rural quanto ao transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Palmas. Esse serviço foi um dos alvos da operação da Polícia Federal em agosto. Depois chegou a haver uma paralisação por conta de atraso no pagamento das empresas, o que o município alegou que ocorreu por causa justamente da operação policial, que teria tornado a tramitação dos processos mais lenta.
PASSAM E NÃO LEVAM
Agora pais reclamam que os ônibus passam e deixam crianças para trás. A prefeitura diz que a empresa contratada parou de colocar alunos em pé nos veículos após fiscalização e que pediu à contratada que aumente as rotas e coloque novos ônibus. O Paço afirma que espera que a situação esteja resolvida até esta quarta-feira, 8.
EM BUSCA DE REFERÊNCIAS
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) está em São Paulo para visitar as instalações da Faculdade de Medicina da USP, vinculada ao Hospital das Clínicas, o maior hospital universitário da América Latina. “Vim buscar boas referências para o nosso Hospital Universitário da UFT”, explicou Ayres. Ele contou ter garantido um acordo de cooperação para que a USP acompanhe a implementação do HU-UFT, compartilhando suas experiências e atuando na formação de preceptores da Unitins, para que os alunos, após formados, permaneçam por um período atuando e contribuindo com a comunidade local.
AGORA VAI
O vereador Josmundo Vila Nova (Podemos) garantiu na sessão desta quarta-feira, 8, que agora a CPI da BRK vai avançar. Instalada em junho, a CPI tem Josmundo como seu presidente e Clayzer Magno, o Nego (PDT), como relator. O início dos trabalhos chegou a ser anunciado, mas até agora os parlamentares não conseguiram pôr a comissão para andar. A relatoria era de Solange Duailibe (PT), mas ela desistiu alegando que a Câmara não ofereceu “amparo técnico”, o que o presidente da Casa, José do Lago Folha Filho (PSDB), negou.
NEM PIZZA DEU
Bom reforçar que a CPI da BRK instalada em fevereiro de 2020 nem em pizza deu. Foi aberta e nunca mais se ouviu falar dela.
NOSSA ORLA, PRIVILÉGIO DE PALMAS
De Fortaleza, onde participa do encontro da União dos Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), que acontece dentro da Conferência da Unale, o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, fez uma reflexão interessante sobre o uso da orla de Palmas, aproveitando sua experiência na capital do Ceará. Ele lembrou que é comum orla em beira-mar, mas ressaltou que a capital do Tocantins tem o privilégio de contar com uma em um belíssimo lago, e com potencial enorme para gerar emprego e renda. Lelis acertou no alvo: temos que interligar nossas praias para corridas, caminhadas, pedaladas e lazer.