CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Para adversários no Palácio, Geo é “tchutchuca” com Cinthia e “tigrão” com governo Wanderlei

TCHUTCHUCA E TIGRÃO

(Foto: Edu Fortes/Secom Palmas)

Sobre a pré-campanha de Palmas, os que tentam tirar o deputado estadual Júnior Geo (Podemos) das opções do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para a Capital procuram emplacar a tese de que o pré-candidato ao Paço usa de dois pesos e duas medidas. Para esses, Geo é “tchutchuca” com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e “tigrão” contra o governo Wanderlei. Será que cola?

TURMA DO DEIXA-DISSO EM SOCORRO A JORGE FREDERICO

A turma do deixa-disso está entrando no circuito para amenizar a insatisfação do governador Wanderlei com os votos do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), no final do ano, contra a reforma da Previdência e o aumento de 0,2% para 1,2% da alíquota de contribuição ao Fundo Estadual de Transporte (FET). O que pessoas próximas de Wanderlei garantem é que ele não gostou nem um pouco. Lembrando que Jorge Frederico é o nome do governador para disputar a Prefeitura de Araguaína.

FABION ESTÁ COM MEDO, DIZ COKIM

O vereador e pré-candidato a prefeito de Tocantinópolis Roberlan Cokim (Podemos) alfinetou o deputado estadual Fabion Gomes (PL), seu possível adversário nas eleições de outubro, em entrevista ao jornal Folha do Bico. “Ele [Fabion] está com medo de assumir a candidatura, primeiro para enganar quem o apoiou na última eleição e agora quer apoio de um deputado de mandato para esta eleição municipal. São muitas pessoas em várias cidades que serão traídas por ele; e, segundo, porque ele pode perder feio”, disparou o vereador.

CONTRATOS QUE VIRAM VOTOS

Cokim não parou por aí. Disse que o grupo dos Gomes na cidade “só consegue votos através dos contratos do Estado e do município”. Segundo o vereador, só na Prefeitura de Tocantinópolis, no ano passado, havia 546 contratos, e mais os do Estado. “Conseguidos através da bajulação do deputado [Fabion] a todo governador que entra”, flechou. O pré-candidato do Podemos calculou que são praticamente mil famílias da cidade com algum contrato. “Transformados em votos, bate certinho nos 4.365 votos que ele [Fabion] teve aqui na última eleição”, estimou.

NÃO AMEDRONTA

Apesar disso, Cokim garantiu que segue confiante. “Mas tudo isso não me amedronta, pois, sem nenhum contrato, sem dinheiro, apenas no aperto de mão, tive 2.722 votos aqui na cidade. Resumindo, somente os contratados não conseguirão eleger ele [Fabion]”, apostou para depois afirmar que espera “que um dia o Ministério Público Estadual acorde e pressione eles [os Gomes] quanto à situação dessa quantidade de contratos para equilibrar realmente a disputa”.

CONVITE DE GOMES A LAUDECY

A vereadora Laudecy Coimbra (SD), contou à coluna que um dos fatos que a levaram a declarar apoio à pré-candidatura a prefeita da deputada estadual Janad Valcari (PL) foi convite que recebeu do presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, para se filiar ao partido na janela de março. Além disso, Laudecy avaliou que o grupo da Janad tem os melhores nomes para formar uma nominata mais viável à sua reeleição. “Mas conta também o fato de ela ser muito trabalhadora, faz as coisas acontecerem e é muito determinada”, disse a vereadora, a primeira de mandato a declarar apoio ao projeto eleitoral da deputada.

VAIDOSA, VAI QUERER DEIXAR MARCA

Laudecy revelou ter levado em consideração ainda é o fato de Janad ser vaidosa. “[Por isso] vai querer deixar a marca dela na cidade como boa gestora, vai tentar ser melhor que os outros”, projetou a vereadora. Também pesou, disse, a existência de um projeto político. “Quem tem projeto político zela melhor da política”, sentenciou.

PT DE SEDE NOVA

Ainda sobre Tocantinópolis, o pré-candidato a prefeito e presidente municipal do PT, Alaor Miranda, comemora o fato de o partido na cidade ter deixado de ser uma comissão provisória para se tornar um diretório organizado. Agora ele prepara a inauguração da sede da legenda em Tocantinópolis, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro.

SÓ A FEDERAÇÃO

Alaor disse à coluna que o projeto eleitoral do PT para a cidade se dará através da federação formada com PCdoB e PV. Assim, todos os pré-candidatos a vereador serão acomodados nessas três siglas, e não haverá aliança com outros partidos.

QUEM AVISA AMIGO É

Nos bastidores do Paço, o que garantiram à coluna é que não foi por falta de aviso o desgaste que a prefeita Cinthia agora enfrenta com a ideia de colocar um loira caucasiana para comandar uma pasta que leva o nome de Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial. Essas fontes contam que defenderam para Cinthia que uma pasta de proposta tão progressista precisava de mentalidade tão progressista quanto para definir seu comandante. E o erro, dizem, foi aí.

SALA VIP

A Sala VIP no Aeroporto de Palmas será inaugurada no dia 7 de fevereiro, às 14 horas. É o W Café Lounge Palmas.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também