CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Prefeitos avaliam que Tocantins não tem infraestrutura em saúde para atender pacientes de Mato Grosso

PULGA ATRÁS DA ORELHA

Prefeitos do Tocantins ouvidos pela coluna ficaram com um pulga atrás da orelha com esse pedido de seus colegas do Norte Araguaia e Xingu, em Mato Grosso, para que o Tocantins possa atender os pacientes de lá com média e alta complexidades. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) disse à comitiva mato-grossense nessa quinta-feira, 25, que o Estado não vai negar atendimento e o secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto, avisou que a pasta vai trabalhar com as equipes técnicas nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes e sobre a possibilidade de ressarcimento financeiro que caberá a Mato Grosso. 

PRIMEIRO OS TOCANTINENSES

Conforme prefeitos tocantinenses que conhecem bem o assunto, a infraestrutura hospitalar do Estado não comporta esse aumento de demanda a rede estadual. Eles lembram que o HGP está lotado, ainda que reconheçam o esforço do governo para reduzir as filas, inclusive das cirurgias de alta complexidade. “Mas o Estado tem muita coisa para investir, para melhorar internamente, para depois poder ajudar os companheiros de fora”, avaliou um prefeito. “Primeiro vamos cuidar dos tocantinenses, num segundo momento, cuidamos dos colegas de fora”, recomentou outro.

ATENDIMENTOS JÁ OCORREM E PREFEITOS QUEREM COMPENSAR O TOCANTINS

O governador Wanderlei observou à coluna dois pontos: o primeiro é que o Estado não pode negar atendimento do SUS a um brasileiro. O segundo é que esses atendimentos já ocorrem sem qualquer compensação financeira ao Tocantins. Ele contou que foi procurado pelos prefeitos, que entendem essa situação e querem contribuir com Estado por já abrir a porta de sua rede hospitalar à sua população. Ou seja, reforçou Wanderlei, não é um atendimento novo que será feito, mas que já ocorre há pelo menos 20 anos.

CAMILA COM APOIO TOTAL DO MDB PARA REELEIÇÃO

O presidente estadual do MDB do Tocantins, Marcelo Miranda, e o tesoureiro do partido, Herbert Brito, o Dr. Buti, receberam na tarde dessa quinta-feira a prefeita de Miracema, Camilla Fernandes, acompanhada do presidente do sigla no município, José Luís Costa, e dos vereadores emedebistas Edilson Tavares, Núbio Gomes e Adão Pedreiro. Camila poderá contar com apoio total do MDB para ir à reeleição em outubro. O presidente local da legenda, José Luís Costa, disse à coluna que já está conversando com outras siglas para definir a aliança que vai defender a reeleição da prefeita. Além disso, Costa contou que o MDB local segue buscando reforços e convida lideranças a se filiarem.

MDB COM SALOMÃO EM DIANÓPOLIS

Marcelo Miranda recebeu também o presidente do MDB de Dianópolis, o ex-vereador Osvaldo Baratins, que contou à coluna que o partido compõe a base do prefeito José Salomão (PT) e está focado agora na reestruturação do sigla na cidade. “Buscamos o crescimento com nomes importantes para a composição da chapa proporcional, uma missão árdua, pois Dianópolis é uma cidade pujante que está em destaque no cenário estadual”, avaliou.

SEM CADEIRA NA CÂMARA

O grande desafio do MDB dianopolino é voltar a ocupar cadeira na Câmara da cidade. O partido não tem nenhum vereador nesta legislatura. Apesar disso, Baratins garantiu que o MDB “nunca foi omisso”. Ele contou que em 2022 o partido conseguiu R$ 150 mil de emenda parlamentar da então deputada federal Dulce Miranda (MDB) para a saúde municipal. No ano passado, a legenda disse ter obtido outros R$ 100 mil de emenda parlamentar, com o deputado estadual Valdemar Junior (Republicanos), também para custeio da saúde.

FAKE NEWS DESMENTIDA

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), precisou desmentir uma fake news segundo a qual o município estaria interrompendo o transporte escolar no perímetro urbano do distrito de Luzimangues. Pura mentira, avisou Ronivon. O serviço permanece, ainda que a Lei nª 10.880, de 9 de junho de 2024, desobrigue a prefeitura de fazê-lo dentro da cidade. Por conta da distância de alguns locais até as escolas, a prefeitura decidiu que manterá o transporte dos estudantes.

FORTES ENTRA NA DISCUSSÃO DA UNIRG

O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) entrou na discussão sobre a polêmica proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que altera os critérios de escolha de reitor e vice-reitor da Unirg, com a introdução da lista tríplice. Para a comunidade universitária, esse não é o único ponto discutível e a emenda tira a autonomia conquistada pela instituição. Fortes se reuniu na manhã dessa quinta-feira com a reitora Sara Falcão para entender o tema mais detalhadamente. Conforme o portal Atitude, a universidade quer uma audiência pública na Câmara para que o assunto seja debatido por vereadores, comunidade acadêmica, OAB, MPE e Poder Executivo.

NOTA DE PESAR

Em nota nessa quinta-feira, o governador Wanderlei lembrou o trágico acidente ocorrido há um ano na TO-280, em Almas, que tirou a vida de 12 pessoas. “As vítimas, que voltavam de um atendimento médico em Palmas, deixaram um vazio na comunidade almense, que permanece até hoje”, afirmou Wanderlei na nota. “Lembro de cada mãe, pai, irmão e filho enlutados naquele dia, e reafirmo minha solidariedade aos familiares e à comunidade que sentem a perda irreparável dessas vidas e dizer que compartilho deste sofrimento”, disse.

TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS

O governado reiterou, “como líder do Estado do Tocantins”, o compromisso em tomar todas as medidas necessárias para melhorar ainda mais a segurança nas estradas. “Bem como a identificação e punição de motoristas infratores, honrando a memória das vítimas e evitando que tragédias como esta se repitam, além de ressaltar que a justiça precisa ser feita”, ressaltou o governador.  

ASFALTAMENTO DA TO-040

Por falar em Almas, o governador Wanderlei Barbosa recebeu na tarde dessa quinta-feira a deputada estadual Cláudia Lelis (PV), o secretário da Agricultura, Jaime Café, o pré-candidato a prefeito da cidade Goianyr Barbosa (Republicanos) e o presidente da AgroSudeste, João Filho. Na pauta, o asfaltamento da T0-040, trecho de Almas a Pindorama, que, segundo a deputada, vai impactar o desenvolvimento de toda a região sudeste e sul do Estado, além de beneficiar todo o Tocantins. Por sua vez, Wanderlei ressaltou a importância da rodovia, afirmando que sua construção é compromisso de seu governo.

AGROSUDESTE

Outro tema tratado foi a realização da AgroSudeste, de 10 a 13 de abril. O presidente João Filho, Goianyr Barbosa — que é o “embaixador da feira” — e o secretário Café expuseram o projeto a Wanderlei, que garantiu irrestrito apoio do governo ao evento.

ZIM DA AGRONORTE EM TABOCÃO

O presidente regional do PSB, Carlos Amastha, anunciou o apoio do partido à pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do Tabocão ao empresário Zim da Agronorte (na foto, à esq.), em reunião no final da tarde dessa quinta-feira, na Capital. “Tabocão precisa de empreendedores como o Zim da Agronorte para fazer a diferença positiva na cidade”, defendeu Amastha. Também participou da reunião o ex-vereador Elton da Ambulância.

MAIS MULHERES DISPUTANDO VAGA DE VICE

Dados levantados pelo TRE-TO mostram que o Estado teve um aumento de 43,2% de candidaturas ao cargo de vice-prefeita na comparação entre as eleições de 2016 e 2020. Foram 197 postulantes ao cargo: 81 em 2016 e 116 em 2020, um salto de 35 candidatas. Das 197, foram eleitas 58, equivalente a 29,44% do total.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também