Após denúncia de parlamentares, a Promotoria de Justiça de Tocantínia identificou maquinários da Prefeitura de Lizarda em propriedade privada. Um trator de esteira e dois caminhões foram localizados na Fazenda Bela Vista, que pertence a Lafe Bezerra de Sousa, cunhado da prefeita Suelene Lustosa Matos (PSD). Acionaram o Ministério Público (MPE) os vereadores Nelson Brito (MDB), Thaline de Olveira (PTB), Orlando Batista(PSB) e José Afonso (Pros).
O promotor João Edson de Souza relatou ao CT que a denúncia foi recebida na quarta-feira, 20, e já na quinta-feira, 21, solicitou à Polícia Militar (PM) e Civil (PC) a realização de diligências na Fazenda Bela Vista, realizada na sexta-feira, 22. Segundo o membro do MPE, não há dúvidas de que ao menos o trator é realmente da Prefeitura de Lizarda, já em um dos caminhões foi possível identificar o selo do município e a origem do segundo ainda está sendo apurada.]
João de Souza explica que o caso vai ser apurado em duas frentes. A Polícia Civil abrirá o inquérito para verificar a ocorrências de delitos penais, já o Ministério Público, por meio da Promotoria de Tocantínia, recorrerá a procedimento preparatório para averiguar ocorrência de improbidade administrativa. Segundo o promotor, há até indício crime ambiental.
“Você tem uma máquina do município que, ao invés de estar arrumando estradas, está em propriedade privada. “É um absurdo. Um misto de indignação com espanto”, relatou o promotor.
O CT também conversou com um dos vereadores que assinaram a denúncia. Thaline de Olveira relata que, apesar dos denunciantes serem minoria na Casa de Leis, o grupo vai propor a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a prefeita de Lizarda.
Segundo informações do promotor, a própria prefeita tomou iniciativa de conversar com o MPE. Uma reunião entre Suelene Lustosa e João de Souza está marcada para a tarde desta segunda-feira, 25.