Pesquisa do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) denominada “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, divulgada nesta terça-feira, 22, mostrou que uma boa parte dos jovens brasileiros já pensaram em não retornar às atividades de ensino após o fim do isolamento social.
Mais de 30 mil jovens consultados
A pesquisa do Conjuve foi realizada entre os dias 15 a 31 de maio e ouviu 33.688 com jovens entre 15 a 29 anos. Apenas 10% dos entrevistados eram da região Norte, conforme aponta relatório.
Atividades para lidar com as emoções
A maior parte dos jovens que responderam ao questionário está no ensino médio ou na faculdade. Entre os estudantes, 8 em cada 10 realizam algum tipo de atividade de ensino remoto. Dados apontam que 57% dos jovens consideram que escolas e faculdades devem priorizar atividades para lidar com as emoções e 49% pedem estratégias para gestão de tempo e organização.
Inseguros
Conforme dados da pesquisa, as barreiras para a continuidade dos estudos são tamanhas que questionados sobre a volta às aulas após o fim do isolamento social, 28% pensam em não retornar e 49% já pensaram em desistir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Apoio
A pesquisa foi feita em parceria com com a rede Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial