CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Jovem embaixador do Tocantins volta de intercâmbio nos Estados Unidos com muitas histórias para contar 

Foi graças à escola pública que o estudante Rian Alecrim Fernandes, 17 anos, de Araguaína, viveu a sua mais significativa experiência. Ele representou o Tocantins, como jovem embaixador, edição 2024, e acaba de chegar de uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos com um novo olhar sobre a vida e muitas experiências para contar.

“Esse intercâmbio serviu como um divisor de águas. Minha visão sobre o mundo mudou drasticamente. Agora enxergo as situações e as pessoas com outros olhos, de forma mais compreensiva e justa. Por meio dessa viagem, pude compreender melhor questões de identidade e autoconhecimento, análise de situações e soluções de problemas. Além disso, aprendi a amar e a valorizar o Brasil, como minha cultura e pátria querida”, frisou.

O estudante Rian integrou o grupo de 50 estudantes brasileiros que participaram do intercâmbio de estudos nos Estados Unidos, por meio do Programa Jovens Embaixadores. Ele visitou as cidades de Washington, Chicago e Kalamazoo. E entre as atividades, Rian participou de palestras, de workshops, visitou escolas do ensino médio e conheceu pontos turísticos da cidade.

“Dos workshops que participei, os que se referiam à formação de um líder foram os que mais me impactaram e me chamaram a atenção. Não adianta querer salvar o mundo se você está mais perdido que todos. A partir do momento que você consegue se autocompreender, a visão do que está ao seu redor fica mais clara e, aí sim, você consegue tomar melhores decisões. E dentre as habilidades que foram trabalhadas, a que me chamou mais a atenção foi a da escuta ativa, inclusive, esta foi a primeira habilidade que comecei a por em prática”, ressaltou Rian.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e no Brasil é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também