CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Na abertura do ano legislativo, Rogério Freitas faz ofensiva contra novo contrato para transporte escolar: “Farra não acabou”; Cinthia responde

A solenidade de abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas nesta terça-feira, 6, foi marcada não apenas pela presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas também por um embate direto registrado entre a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o vereador Rogério Freitas (PSD), principal opositor do Paço. O tema foi a rede municipal de ensino. 

TEMPOS OBSCUROS

Rogério Freitas aproveitou a presença de Cinthia Ribeiro e fez questão de usar a Tribuna. O alvo do vereador foi novamente a rede de ensino, citando a deflagração das Operações Plano Inserto e Segundo Plano. “Temos visto dias obscuros na educação do município. Desta Tribuna fizemos denúncias acerca de kits escolares e transporte público, que culminou em uma ação da Polícia Federal e que teve indiciamento de um super secretário que havia na gestão”, relembrou.


LEIA MAIS

Na Câmara, Wanderlei revela desejo “por convergência”, mas pede que “barreira da racionalidade” não seja ultrapassada em palanques opostos


FARRA NÃO ACABOU

As operações foram levantadas pelo parlamentar para criticar uma nova ação da Secretaria de Educação da Capital (Semed) justamente na área de transporte escolar. Rogério Freitas (PSD) condenou uma nova contratação emergencial em que a nova empresa apresentou apenas 10 dos 30 ônibus necessários para o serviço, sendo que o Paço teria emprestado os outros 20 que seriam da Viacap – ex-concessionária do coletivo urbano. “A farra que tinha sido feita, nós pensávamos que tinha acabado com a operação da PF, mas não acabou não. A população está sendo macetada pelo transporte público urbano e escolar”, concluiu. Com o silêncio após a fala, o vereador ainda cobrou palmas e foi correspondido com uma curta salva.

ÔNIBUS SÃO DA ATCP

Como foi a última a discursar, Cinthia Ribeiro fez questão de rebater a nova ofensiva de Rogério Freitas. A prefeita afirma que uma licitação foi aberta antes da contratação, mas que nenhuma das cinco concorrentes apareceu na hora da abertura dos envelopes. “Cabe ao município forçar novamente um contrato emergencial”, pontuou. A gestora confirmou que a nova contratada realmente só apareceu com 10 dos 30 ônibus necessários, mas contextualizou sobre o empréstimo. “Consegue imaginar? Como vou dizer novamente para os pais e mães dessas crianças que elas ficariam no ponto esperando ninguém passar. Os ônibus que apareceram foram da Agência de Transporte Coletivo. E sim, temos 47 na reserva. Não retiramos da Viacap. Essa é a verdade dos fatos”, esclareceu.

ERA DA DESINFORMAÇÃO

Antes de pontuar o caso, a prefeita fez uma reflexão sobre verdade e mentira. “Sabemos o quanto é difícil, às vezes, administrar, e mais ainda onde não há luz sobre a informação. Vivemos na era da desinformação. Infelizmente, uma notícia ruim ou uma mentira se propaga muito mais rápido do que uma solução e uma verdade. […] Uma mentira não é contada da mesma forma. A verdade é única. Isto é importante porque no universo público, a sua palavra vale muito”, afirmou.

CINISMO, PREPOTÊNCIA, E FALSIDADE

A tréplica de Rogério Freitas veio na sessão desta quarta-feira, 7, quando classificou o discurso da prefeita como um “carregado de cinismo, prepotência e falsidade”. O vereador questionou Cinthia Ribeiro por “não conseguir fazer um certame licitatório” mesmo com 5 anos de gestão, citando ainda que a Semed procurava a substituição da empresa ainda em agosto de 2022. O parlamentar fala em “fabricação de urgência” para a dispensa de licitação. “A história se repete. É uma triste vez a inércia de órgãos de controle neste tema. A secretaria credenciou uma empresa sem fiscalizar os ônibus, sem saber da capacidade técnica da empresa”, disparou.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também