Em 2019, Palmas contará com 13 feriados, sendo 9 nacionais, 2 municipais e 2 estaduais, além de dois pontos facultativos (Carnaval e Corpus Christi). Em nove destas datas, o comércio não pode funcionar, conforme acordado na Convenção Coletiva do Trabalho 2017/2019. Sendo eles:
1º de janeiro (Confraternização Universal);
Paixão de Cristo;
21 de abril (Tiradentes);
1º de maio (Dia Mundial do Trabalho);
7 de setembro (Independência do Brasil);
5 de outubro (Criação do Estado do Tocantins);
2 de novembro (Finados);
15 de novembro (Proclamação da República);
25 de dezembro (Natal).
Aniversário de Palmas
Em material distribuído à imprensa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) afirma que uma preocupação constante para o comércio é a prolongação desses feriados, que resulta em perda de receita não só para a classe, mas para toda a economia, já que o governo deixa de receber impostos nesses períodos. Em 2018, o número de feriados prolongados chegou a dez, totalizando 16 dias de folga.
Mas para 2019, apenas quatro feriados poderão ser prolongados na capital tocantinense: Carnaval (5 de março), Sexta-feira Santa (19 de abril), Aniversário de Palmas (20 de maio) e Proclamação da República (15 de novembro). Os feriados do Tocantins, aniversário e dia da padroeira do estado, caíram no sábado (5 de outubro) e domingo (8 de setembro), respectivamente.
“Para nós do comércio esse número reduzido de feriados prolongados é muito bom, pois essa prolongação faz as vendas caírem. Geralmente as pessoas viajam e a cidade acaba ficando vazia, gerando déficit na economia. Também sabemos que é preciso planejar tudo. O empresário deve estar cientes destas datas e fazer seu planejamento anual e mensal com base neles”, explicou o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho. (Com informações da Ascom)